sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Ted Cruz felicita Trump mas não expressa apoio

Ted Cruz vaiado na convenção republicana

O senador norte-americano Ted Cruz, rival de Donald Trump nas primárias do Partido Republicano, felicitou o magnata na quarta-feira pela sua nomeação como candidato à Casa Branca, mas sem lhe oferecer um apoio claro e direto.

Numa intervenção perante a Convenção Nacional Republicana de Cleveland (no estado do Ohio), Ted Cruz felicitou Donald Trump por ter conseguido a nomeação na terça-feira, mas ao mesmo tempo pediu aos votantes para pensarem no futuro do partido.

"Se amam o vosso país e amam os vossos filhos tanto como eu os amo, levantem-se e falem e votem segundo a vossa consciência", disse, num longo discurso na terceira noite da convenção.

"Votem nos candidatos em que confiam para defender as vossas liberdades e respeitar a Constituição", acrescentou.

Entretanto, num comentário publicado no Twitter, Donald Trump disse que o senador Ted Cruz faltou ao juramento de lealdade ao partido por não ter dado um apoio expresso à sua candidatura.

"Uau, Ted Cruz foi vaiado no palco, não honrou o compromisso! Eu vi o seu discurso duas horas antes, mas deixei-o falar na mesma. Nada de especial!", escreveu o magnata na sua conta de Twitter.

O milionário Donald Trump foi na terça-feira nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 08 de novembro nos Estados Unidos.

De acordo com os resultados das primárias, o empresário, de 70 anos de idade, recebeu o número suficiente de votos, 1.237, para ser considerado o candidato oficial do partido.

Donald Trump deve aceitar oficialmente a sua nomeação hoje, no discurso na sessão de encerramento da convenção republicana.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.