sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama recusa que EUA estejam "à beira do colapso"

© Carlos Barria / Reuters

O presidente dos EUA criticou hoje o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, por apresentar o país como estando "à beira do colapso" e acrescentou que isso "não corresponde" à realidade da maioria dos norte-americanos.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o presidente mexicano, na Casa Branca, Barack Obama comentou também que não acompanhou a convenção do Partido Republicano, que decorreu esta semana em Cleveland, no estado de Ohio, porque tem "muito trabalho", mas referiu que leu acerca do que lá se debateu.

Segundo Barack Obama, "os medos" expressados por Donald Trump e pelos republicanos durante a convenção não correspondem à realidade atual dos EUA.

"Não vamos tomar boas decisões baseadas em medos que não estão sustentados em factos, e isso é algo a que espero que os norte-americanos tenham atenção", alertou.

O presidente dos EUA realçou que, ao contrário daquilo que foi dito por Donald Trump, os "factos" demonstram que os números atuais, tanto dos delitos violentos como da imigração ilegal, são os mais baixos em várias décadas.

Donald Trump aceitou na quinta-feira a designação para candidato republicano à presidência dos EUA num discurso em que prometeu "lei e ordem" para recuperar a grandeza de um país que diz estar num declínio alarmante.

"A nossa convenção decorre num momento de crise na nossa nação", disse o candidato à Casa Branca.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.