sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama recusa que EUA estejam "à beira do colapso"

© Carlos Barria / Reuters

O presidente dos EUA criticou hoje o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, por apresentar o país como estando "à beira do colapso" e acrescentou que isso "não corresponde" à realidade da maioria dos norte-americanos.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o presidente mexicano, na Casa Branca, Barack Obama comentou também que não acompanhou a convenção do Partido Republicano, que decorreu esta semana em Cleveland, no estado de Ohio, porque tem "muito trabalho", mas referiu que leu acerca do que lá se debateu.

Segundo Barack Obama, "os medos" expressados por Donald Trump e pelos republicanos durante a convenção não correspondem à realidade atual dos EUA.

"Não vamos tomar boas decisões baseadas em medos que não estão sustentados em factos, e isso é algo a que espero que os norte-americanos tenham atenção", alertou.

O presidente dos EUA realçou que, ao contrário daquilo que foi dito por Donald Trump, os "factos" demonstram que os números atuais, tanto dos delitos violentos como da imigração ilegal, são os mais baixos em várias décadas.

Donald Trump aceitou na quinta-feira a designação para candidato republicano à presidência dos EUA num discurso em que prometeu "lei e ordem" para recuperar a grandeza de um país que diz estar num declínio alarmante.

"A nossa convenção decorre num momento de crise na nossa nação", disse o candidato à Casa Branca.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.