sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary Clinton diz que Tim Kaine, a sua escolha para vice, é o oposto de Trump

© Scott Audette / Reuters

A candidata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, Hillary Clinton, apresentou este sábado, em Miami, Tim Kaine como o seu vice-presidente em caso de vitória, descrevendo-o como o perfil oposto ao de Donald Trump.

"O senador Tim Kaine é tudo o que Donald Trump e Mike Pence não são", declarou a candidata democrata à Casa Branca, após o seu primeiro encontro com o senador de 58 anos, depois de ter sido anunciado na sexta-feira à noite.

Mike Pence, governador conservador do Estado de Indiana, foi nomeado pelo candidato republicano Donald Trump.

"Ele tem competências para ocupar este cargo desde o primeiro dia", disse Hillary Clinton, acrescentando que Tim Kaine "é um progressista que gosta de realizar coisas".

Desconhecido para lá das fronteiras do Estado da Virgínia, Tim Kaine compensa, por outro lado, devido à sua longa experiência política e por falar fluentemente espanhol.

Foi presidente da câmara de Richmond (1998-2001), vice-governador e depois governador da Virgínia (2006-2010), presidente do partido democrata (2009-2011), e é senador desde 2013.

No entanto, não foi a primeira escolha da ala esquerda do partido democrata, que tinha preferência pela senadora ´anti-Wall Street´ Elizabeth Warren, ou pelo perdedor das eleições primárias, Bernie Sanders.

"Hillary Clinton é a opositora certa de Donald Trump", disse Tim Kaine em Miami, acrescentando: "Hillary Clinton não insulta as pessoas, escuta-as. Que conceito original, não é? Ela não diz mal dos nossos aliados".

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.