sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary Clinton diz que Tim Kaine, a sua escolha para vice, é o oposto de Trump

© Scott Audette / Reuters

A candidata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, Hillary Clinton, apresentou este sábado, em Miami, Tim Kaine como o seu vice-presidente em caso de vitória, descrevendo-o como o perfil oposto ao de Donald Trump.

"O senador Tim Kaine é tudo o que Donald Trump e Mike Pence não são", declarou a candidata democrata à Casa Branca, após o seu primeiro encontro com o senador de 58 anos, depois de ter sido anunciado na sexta-feira à noite.

Mike Pence, governador conservador do Estado de Indiana, foi nomeado pelo candidato republicano Donald Trump.

"Ele tem competências para ocupar este cargo desde o primeiro dia", disse Hillary Clinton, acrescentando que Tim Kaine "é um progressista que gosta de realizar coisas".

Desconhecido para lá das fronteiras do Estado da Virgínia, Tim Kaine compensa, por outro lado, devido à sua longa experiência política e por falar fluentemente espanhol.

Foi presidente da câmara de Richmond (1998-2001), vice-governador e depois governador da Virgínia (2006-2010), presidente do partido democrata (2009-2011), e é senador desde 2013.

No entanto, não foi a primeira escolha da ala esquerda do partido democrata, que tinha preferência pela senadora ´anti-Wall Street´ Elizabeth Warren, ou pelo perdedor das eleições primárias, Bernie Sanders.

"Hillary Clinton é a opositora certa de Donald Trump", disse Tim Kaine em Miami, acrescentando: "Hillary Clinton não insulta as pessoas, escuta-as. Que conceito original, não é? Ela não diz mal dos nossos aliados".

Lusa

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),

  • "A maioria das pessoas que criticou André Ventura nunca viveu esses problemas"
    3:43

    Opinião

    A polémica em torno das declarações do candidato do PSD à Câmara de Loures, André Ventura, sobre o modo de vida da etnia cigana no concelho, esteve em análise no Jornal da Noite desta segunda-feira. Miguel Sousa Tavares defende que "os problemas existem mas não podem ser generalizados". O comentador SIC considera, ainda assim, que André Ventura tem razão quando diz que "a maioria das pessoas que o criticou nunca viveu esses problemas".

    Miguel Sousa Tavares