sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary Clinton diz que Tim Kaine, a sua escolha para vice, é o oposto de Trump

© Scott Audette / Reuters

A candidata às eleições presidenciais nos Estados Unidos, Hillary Clinton, apresentou este sábado, em Miami, Tim Kaine como o seu vice-presidente em caso de vitória, descrevendo-o como o perfil oposto ao de Donald Trump.

"O senador Tim Kaine é tudo o que Donald Trump e Mike Pence não são", declarou a candidata democrata à Casa Branca, após o seu primeiro encontro com o senador de 58 anos, depois de ter sido anunciado na sexta-feira à noite.

Mike Pence, governador conservador do Estado de Indiana, foi nomeado pelo candidato republicano Donald Trump.

"Ele tem competências para ocupar este cargo desde o primeiro dia", disse Hillary Clinton, acrescentando que Tim Kaine "é um progressista que gosta de realizar coisas".

Desconhecido para lá das fronteiras do Estado da Virgínia, Tim Kaine compensa, por outro lado, devido à sua longa experiência política e por falar fluentemente espanhol.

Foi presidente da câmara de Richmond (1998-2001), vice-governador e depois governador da Virgínia (2006-2010), presidente do partido democrata (2009-2011), e é senador desde 2013.

No entanto, não foi a primeira escolha da ala esquerda do partido democrata, que tinha preferência pela senadora ´anti-Wall Street´ Elizabeth Warren, ou pelo perdedor das eleições primárias, Bernie Sanders.

"Hillary Clinton é a opositora certa de Donald Trump", disse Tim Kaine em Miami, acrescentando: "Hillary Clinton não insulta as pessoas, escuta-as. Que conceito original, não é? Ela não diz mal dos nossos aliados".

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.