sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hollande considera que excessos de Donald Trump são repugnantes

© POOL New / Reuters

O Presidente francês, François Hollande, considerou hoje repugnantes "os excessos" do candidato republicano norte-americano, Donald Trump.

Num encontro com jornalistas em Paris, Hollande disse que os "excessos fazem querer vomitar, mesmo nos Estados Unidos, sobretudo quando fala mal de um soldado, da memória de um soldado".

O Presidente francês aludia a críticas do candidato Donald Trump feita sobre os pais de um capitão do Exército dos Estados Unidos, que morreu numa explosão no Iraque em 2004, Huamyun Khan.

O pai, Khizr Khan, um muçulmano norte-americano, discursou na convenção democrata que oficializou Hillary Clinton como candidata e acusou Donald Trump de promover um discurso anti-imigração.

Numa entrevista, Donald Trump criticou o facto de a mãe do soldado não ter falado na convenção, dando a entender que o silêncio podia ter sido imposto pela sua religião: "Se virem a mulher, ela manteve-se ali de pé, sem dizer nada. Provavelmente não tinha o direito de dizer o que queria", declarou Trump.

Lusa

  • Trump critica pais de soldado muçulmano morto no Iraque
    1:57

    Eleições EUA 2016

    A três meses das eleições nos Estados Unidos da América, Donald Trump mantém o seu estilo. Trump disse que o apoio de Bernie Sanders a Hillary Clinton significa um pacto com o diabo. O candidato à Casa Branca criticou as origens mexicanas do juiz de um tribunal distrital norte-americano e a liberdade de expressão da família muçulmana cujo filho morreu em combate no Iraque. O candidato foi criticado pelos colegas Republicanos.

  • Donald Trump chamou "diabo" a Hillary Clinton
    0:34

    Eleições EUA 2016

    Donald Trump disse esta noite que Hillary Clinton é o diabo. Mais uma declaração polémica do candidato republicano à Casa Branca, que comentava a convenção democrata da semana passada e um acordo de união entre Clinton e Bernie Sanders. A campanha da candidata democrata não quis comentar as declarações de Trump.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.