sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Pais de norte-americanos mortos em Bengasi processam Clinton

Reuters

​Os pais de dois norte-americanos mortos num ataque ao consulado dos EUA em Bengasi (Líbia) em 2012 apresentaram queixas na justiça contra Hillary Clinton, então secretária de Estado, acusando-a de ter causado aquelas mortes, por negligência.

A queixa contra Clinton, agora candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, foi interposta pela organização Freedom Watch em nome de Patricia Smith, mãe do diplomata Sean Smith, e de Charmes Woods, pai de Tyrone Woods, funcionário da CIA.

No ataque ao consulado, por extremistas islâmicos, morreu também o então embaixador dos EUA na Líbia, Chris Stevens, e outro funcionário da CIA, Glen Doherty.

O fundador e advogado da Freedom Watch, uma organização conservadora, vincula a utilização por Clinton de uma conta pessoal de e-mail para comunicações com Stevens a uma fuga de informação que, alegadamente, conduziu ao ataque.

"É óbvio que Hillary Clinton deu, de forma negligente e imprudente, a localização confidencial dos filhos dos queixosos, resultando num mortífero ataque terrorista", afirmou Larry Klayman

A mãe de Sean Smith participou há três semanas na convenção nacional do Partido Republicano que nomeou Donald Trump candidato à Presidência dos EUA nas eleições de novembro, onde afirmou que Clinton é diretamente responsável pela morte do seu filho e deveria estar na prisão.

Os queixosos acusam ainda Clinton de difamação, por considerarem que já por quatro vezes insinuou que são "mentirosos".

O atentado de Bengasi foi investigado pelos congressistas republicanos durante anos, sem que tenham sido encontradas provas de delito ou de omissão de dever.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07