sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Pais de norte-americanos mortos em Bengasi processam Clinton

Reuters

​Os pais de dois norte-americanos mortos num ataque ao consulado dos EUA em Bengasi (Líbia) em 2012 apresentaram queixas na justiça contra Hillary Clinton, então secretária de Estado, acusando-a de ter causado aquelas mortes, por negligência.

A queixa contra Clinton, agora candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, foi interposta pela organização Freedom Watch em nome de Patricia Smith, mãe do diplomata Sean Smith, e de Charmes Woods, pai de Tyrone Woods, funcionário da CIA.

No ataque ao consulado, por extremistas islâmicos, morreu também o então embaixador dos EUA na Líbia, Chris Stevens, e outro funcionário da CIA, Glen Doherty.

O fundador e advogado da Freedom Watch, uma organização conservadora, vincula a utilização por Clinton de uma conta pessoal de e-mail para comunicações com Stevens a uma fuga de informação que, alegadamente, conduziu ao ataque.

"É óbvio que Hillary Clinton deu, de forma negligente e imprudente, a localização confidencial dos filhos dos queixosos, resultando num mortífero ataque terrorista", afirmou Larry Klayman

A mãe de Sean Smith participou há três semanas na convenção nacional do Partido Republicano que nomeou Donald Trump candidato à Presidência dos EUA nas eleições de novembro, onde afirmou que Clinton é diretamente responsável pela morte do seu filho e deveria estar na prisão.

Os queixosos acusam ainda Clinton de difamação, por considerarem que já por quatro vezes insinuou que são "mentirosos".

O atentado de Bengasi foi investigado pelos congressistas republicanos durante anos, sem que tenham sido encontradas provas de delito ou de omissão de dever.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.