sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Família Kennedy critica Trump que considera sem qualidade para a Casa Branca

Evan Vucci

Membros da família Kennedy criticaram o candidato presidencial norte-americano Donald Trump por este ter ironizado "sobre a possibilidade de um assassinato político", considerando que tal declaração o devia desqualificar para a Casa Branca.

Num artigo publicado hoje no Washington Post, William Kennedy Smith e Jean Kennedy Smith consideram que o republicano Donald Trump tem um "discurso escuro e abusivo" e que tal devia ser suficiente para o desqualificar como candidato à presidência dos Estados Unidos da América (EUA).

"A violência política é o maior de todos os pecados civis", disseram o sobrinho e a irmã do Presidente democrata John F. Kennedy, assassinado em 1963, e do senador Robert Kennedy, morto em 1968 durante a campanha primária presidencial.

"Hoje, quase 50 anos depois, as palavras são ainda mais importantes", escrevem eles no jornal, juntando-se assim às vozes que nos últimos dias se têm ouvido contra o candidato republicano.

Na terça-feira, Donald Trump lembrou que a sua rival democrata, Hillary Clinton, "quer abolir a Segunda Emenda", o artigo na Constituição dos Estados Unidos que defende o direito de porte de armas, e afirmou que os "amantes de armas podem fazer algo" para travar Hillary, o que foi interpretado como incitação à violência.

Também Clinton considerou que os comentários "demonstram que Trump não tem temperamento para ser Presidente dos Estados Unidos".

"O que eu disse é que cidadãos partidários da Segunda Emenda devem organizar-se e votar para salvar a nossa Constituição!", justificou o magnata.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47