sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump promete seleção "extrema" dos imigrantes para lutar contra o terrorismo

O candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou na segunda-feira o seu plano antiterrorismo, dizendo que iria implementar uma "seleção extrema" de imigrantes, para proteger o país e suspender a imigração de alguns países.

"Só devíamos admitir neste país os que partilham os nossos valores e respeito pelas pessoas", disse Trump num discurso em Youngstown, no Ohio, norte dos Estados Unidos.

"Durante a Guerra Fria, tínhamos um teste ideológico. É tempo de desenvolver um novo teste para as ameaças que enfrentamos atualmente. Eu chamo-lhe seleção extrema", acrescentou.

Traçando várias comparações com o período da Guerra Fria, Trump prometeu trabalhar com a NATO e com os aliados dos Estados Unidos no Médio Oriente e insistiu na necessidade de uma "nova abordagem".

"A nossa atual estratégia de construção de nações e mudança de regime é um absoluto falhanço provado. Criámos um vazio que permite ao terrorismo crescer e perseverar", disse.

"A minha administração continuará as operações militares conjuntas e de coligação para destruir o Estado Islâmico", afirmou o magnata, ao invocar igualmente uma "cooperação internacional para cortar o financiamento" do grupo radical.

Trump disse que queria suspender a imigração de "algumas das mais perigosas e voláteis regiões do mundo, que têm um historial de exportação do terrorismo".

Lusa

  • Trump diz querer trabalhar com a NATO no combate ao Daesh
    0:28

    Eleições EUA 2016

    Donald Trump voltou a contradizer-se e quer agora trabalhar com os parceiros da NATO no combate ao Daesh. O candidato republicano considerava que a organização estava obsoleta, ficando essa ideia agora de parte. No seu discurso em Ohio, Trump apelou também a uma proibição temporária de imigrantes muçulmanos no país, uma espécie de teste de triagem para apanhar as pessoas que queiram colocar em causa a segurança dos Estados Unidos.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.