sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Ucrânia divulga dados sobre pagamentos ao diretor da campanha de Trump

© Carlo Allegri / Reuters

As autoridades ucranianas divulgaram hoje pormenores de pagamentos de milhões de dólares alegadamente recebidos pelo diretor da campanha presidencial de Donald Trump das mãos de ex-dirigentes ucranianos pró-russos.

O Gabinete Nacional Anti Corrupção ucraniano (NABU) divulgou na quinta-feira documentos de contabilidade em que figura o nome de Paul Manafort como destinatário de pagamentos num montante total de 12,7 milhões de dólares (11,35 milhões de euros) entre 2007 e 2012.

Nesse período, Manafort trabalhou como conselheiro de relações públicas do Presidente ucraniano pró-russo Viktor Ianukovich, afastado do poder na sequência de um levantamento popular em 2014, e do seu Partido das Regiões.

"Sublinhamos que a presença do nome de Paul Manafort na lista não quer dizer que ele tenha recebido esse dinheiro, uma vez que as assinaturas que aparecem na coluna dos destinatários podem ser de outras pessoas", afirma o Gabinete em comunicado.

O deputado ucraniano Serguei Leshtshenko acusou hoje Manafort de, mesmo depois da chegada dos pró-ocidentais ao poder em Kiev, ter continuado a defender os interesses de antigos responsáveis pró-russos, reunidos no partido Bloco da Oposição.

"Os últimos contactos de Paul Manafort com o que era então o Bloco da Oposição continuaram até 2015", disse Leshtshenko, membro do grupo político que apoia o atual Presidente, o pró-ocidental Petro Poroshenko.

"No ano passado, por exemplo, Manafort veio várias vezes à Ucrânia. A última vez que isso aconteceu foi em outubro de 2015", acrescentou.

Segundo o deputado, o diretor de campanha de Donald Trump trabalhou como conselheiro do Bloco da Oposição na campanha para as eleições legislativas de outubro de 2014, nas quais o partido obteve menos de 10% dos votos.

Paul Manafort, 67 anos, foi contratado em março para a equipa de campanha de Trump. Na quarta-feira, o candidato republicano anunciou uma remodelação da equipa que, embora mantenha Manafort no cargo, lhe retira influência com as nomeações de Stephen Bannon como diretor executivo da campanha e de Kellyanne Conway como responsável pela gestão da campanha.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16