sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Peña Nieto justifica encontro com Trump como forma de encarar "ameaça e risco"

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, justificou hoje o seu encontro com o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, com a necessidade de "enfrentar a ameaça e o risco" que representa para o seu país.

"Como Presidente da República, tenho uma única responsabilidade, que é cuidar dos mexicanos e olhar pelo México", declarou o mandatário numa entrevista ao canal Televisa.

Peña Nieto acrescentou que "hoje, como nunca terá acontecido noutro momento da história eleitoral dos Estados Unidos, o México faz parte do debate e houve posicionamentos que, francamente, representam uma ameaça e um risco para o México".

Peña Nieto e Trump encontraram-se na quarta-feira, após um convite do Presidente mexicano, tendo reunido à porta fechada.

Em conferência de imprensa na residência presidencial de Los Pinos, depois da reunião, Trump expressou "grande respeito" pelo povo mexicano, mas reiterou a necessidade de construir um muro para acabar com a migração ilegal.

Desde o início da sua campanha que Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, prometendo severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

O republicano prometeu, se eleito, construir um muro na fronteira entre os dois países, que seria, afirmou, pago pelo Governo mexicano.

Quando lançou a sua campanha, no ano passado, Trump descreveu os imigrantes mexicanos como traficantes de droga e violadores.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16