sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump acusa Fed de manter taxas de juro baixas por motivos políticos

O candidato presidencial republicano, Donald Trump, acusou esta segunda-feira a Reserva Federal (Fed), banco central dos Estados Unidos, de manter as taxas de juro baixas por motivos políticos para evitar problemas nos últimos meses de presidência de Barack Obama.

Em entrevista à cadeia de televisão CNBC, Trump afirmou que a presidente da Fed, Janet Yellen, "está a fazer o que o presidente Barack Obama quer que faça".

Segundo Trump, Yellen está a manter as taxas "artificialmente baixas" para permitir a Obama sair, no início de 2017, sem ter de enfrentar as consequências de uma eventual subida.

"É um problema grave e creio que é muito político. Creio que ela [Yellen] é muito política e em certa medida creio que deveria ter vergonha dado que as coisas não devem funcionar assim", acusou.

A Fed subiu as suas taxas de juro em dezembro de 2015, pela primeira vez em quase dez anos, e fixou-as entre 0,25% e 0,50%.

Desde então, as taxas mantiveram-se inalteradas, decisão que o banco central tem justificado com a necessidade de verificar a solidez da recuperação económica norte-americana.

A próxima reunião de política monetária da Fed terá lugar na próxima semana, nos dias 20 e 21, e o responsável da Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, previu hoje que haverá um debate animado entre os que defendem uma nova subida das taxas de juro e os que preferem esperar.

Yellen foi nomeada por Obama em 2014 para liderar a Fed, substituindo Ben Bernanke, que cumpriu dois mandatos à frente do banco central norte-americano.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.