sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump acusa Fed de manter taxas de juro baixas por motivos políticos

O candidato presidencial republicano, Donald Trump, acusou esta segunda-feira a Reserva Federal (Fed), banco central dos Estados Unidos, de manter as taxas de juro baixas por motivos políticos para evitar problemas nos últimos meses de presidência de Barack Obama.

Em entrevista à cadeia de televisão CNBC, Trump afirmou que a presidente da Fed, Janet Yellen, "está a fazer o que o presidente Barack Obama quer que faça".

Segundo Trump, Yellen está a manter as taxas "artificialmente baixas" para permitir a Obama sair, no início de 2017, sem ter de enfrentar as consequências de uma eventual subida.

"É um problema grave e creio que é muito político. Creio que ela [Yellen] é muito política e em certa medida creio que deveria ter vergonha dado que as coisas não devem funcionar assim", acusou.

A Fed subiu as suas taxas de juro em dezembro de 2015, pela primeira vez em quase dez anos, e fixou-as entre 0,25% e 0,50%.

Desde então, as taxas mantiveram-se inalteradas, decisão que o banco central tem justificado com a necessidade de verificar a solidez da recuperação económica norte-americana.

A próxima reunião de política monetária da Fed terá lugar na próxima semana, nos dias 20 e 21, e o responsável da Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, previu hoje que haverá um debate animado entre os que defendem uma nova subida das taxas de juro e os que preferem esperar.

Yellen foi nomeada por Obama em 2014 para liderar a Fed, substituindo Ben Bernanke, que cumpriu dois mandatos à frente do banco central norte-americano.

Lusa

  • Trump diz que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que vai continuar a "ocupar-se" de Cuba, após a eleição de Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro na presidência do país.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC