sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama condena críticas "injustas" a Hillary Clinton

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez esta terça-feira a sua estreia a solo na campanha democrata para as eleições presidenciais de novembro, classificando como "injustas" as críticas feitas a Hillary Clinton.

"É bom estar de volta à campanha" disse Obama perante uma multidão em Filadélfia, enquanto defendia a candidatura de Hillary Clinton e a importância de mais quatro anos de Governo democrata no país.

"Embora já tenha feito a minha última campanha, vou trabalhar o máximo que puder este outono para eleger Hillary Clinton", declarou, acrescentando: "E não estou aqui a cumprir um papel, eu quero mesmo, mesmo, mesmo eleger Hillary Clinton".

Obama falava numa cidade que será fundamental para decidir a corrida presidencial na Pensilvânia -- um estado em que a vitória é determinante para o candidato republicano, Donald Trump.

A corrida ali poderá ser decidida pelo facto de a coligação Obama -- eleitores jovens, negros e hispânicos -- ir votar ou não.

Obama surge na campanha quando Hillary Clinton, de 68 anos, se viu obrigada a abandonar as viagens pelo país devido a uma pneumonia que levantou outras questões acerca da sua saúde.

O chefe de Estado frisou que Clinton tem "sido sujeita a maior escrutínio público e a mais críticas injustas que qualquer outra pessoa", e acusou a imprensa de facilitar a vida ao seu adversário, o multimilionário Donald Trump.

"Os nossos padrões para o que é normal mudaram: Donald Trump todos os dias diz coisas que costumavam ser encaradas como desqualificando-o para ser Presidente. E, contudo, porque ele as repete uma e outra e outra vez, a imprensa simplesmente desiste", comentou Obama.

O atual ocupante da Casa Branca percorreu uma lista de feitos -- do resgate da economia ao assassínio de Usama bin Laden -- e defendeu que os republicanos da atualidade são indignos de liderar o partido de Abraham Lincoln e Ronald Reagan.

E ainda troçou da aprovação de Trump da política do líder russo, Vladimir Putin.

"Conseguem imaginar Ronald Reagan a idolatrar alguém assim? Ele via a América como uma cidade resplandecente no cimo de um monte, Donald Trump chama-lhe um cenário de crime antagónico", rematou.

Lusa

  • Hillary Clinton retoma campanha em breve
    1:36

    Eleições EUA 2016

    Hillary Clinton garante que está bem de saúde e que desvalorizou o diagnóstico de pneumonia ao ter ido às cerimónias do 11 de setembro. Declarações feitas horas depois do marido, Bill Clinton ter afirmado que não é a primeira vez que Hillary tem episódios de desidratação.

  • Trump deseja rápidas melhoras a Hillary Clinton
    2:00

    Eleições EUA 2016

    Donald Trump já desejou rápidas melhoras a Hillary Clinton, a quem foi diagnosticada uma pneumonia. Devido à indisposição que a obrigou a abandonar a cerimónia do aniversário dos atentados do 11 de setembro, a candidata democrata cancelou dois dias de campanha na Califórnia.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.