sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama condena críticas "injustas" a Hillary Clinton

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez esta terça-feira a sua estreia a solo na campanha democrata para as eleições presidenciais de novembro, classificando como "injustas" as críticas feitas a Hillary Clinton.

"É bom estar de volta à campanha" disse Obama perante uma multidão em Filadélfia, enquanto defendia a candidatura de Hillary Clinton e a importância de mais quatro anos de Governo democrata no país.

"Embora já tenha feito a minha última campanha, vou trabalhar o máximo que puder este outono para eleger Hillary Clinton", declarou, acrescentando: "E não estou aqui a cumprir um papel, eu quero mesmo, mesmo, mesmo eleger Hillary Clinton".

Obama falava numa cidade que será fundamental para decidir a corrida presidencial na Pensilvânia -- um estado em que a vitória é determinante para o candidato republicano, Donald Trump.

A corrida ali poderá ser decidida pelo facto de a coligação Obama -- eleitores jovens, negros e hispânicos -- ir votar ou não.

Obama surge na campanha quando Hillary Clinton, de 68 anos, se viu obrigada a abandonar as viagens pelo país devido a uma pneumonia que levantou outras questões acerca da sua saúde.

O chefe de Estado frisou que Clinton tem "sido sujeita a maior escrutínio público e a mais críticas injustas que qualquer outra pessoa", e acusou a imprensa de facilitar a vida ao seu adversário, o multimilionário Donald Trump.

"Os nossos padrões para o que é normal mudaram: Donald Trump todos os dias diz coisas que costumavam ser encaradas como desqualificando-o para ser Presidente. E, contudo, porque ele as repete uma e outra e outra vez, a imprensa simplesmente desiste", comentou Obama.

O atual ocupante da Casa Branca percorreu uma lista de feitos -- do resgate da economia ao assassínio de Usama bin Laden -- e defendeu que os republicanos da atualidade são indignos de liderar o partido de Abraham Lincoln e Ronald Reagan.

E ainda troçou da aprovação de Trump da política do líder russo, Vladimir Putin.

"Conseguem imaginar Ronald Reagan a idolatrar alguém assim? Ele via a América como uma cidade resplandecente no cimo de um monte, Donald Trump chama-lhe um cenário de crime antagónico", rematou.

Lusa

  • Hillary Clinton retoma campanha em breve
    1:36

    Eleições EUA 2016

    Hillary Clinton garante que está bem de saúde e que desvalorizou o diagnóstico de pneumonia ao ter ido às cerimónias do 11 de setembro. Declarações feitas horas depois do marido, Bill Clinton ter afirmado que não é a primeira vez que Hillary tem episódios de desidratação.

  • Trump deseja rápidas melhoras a Hillary Clinton
    2:00

    Eleições EUA 2016

    Donald Trump já desejou rápidas melhoras a Hillary Clinton, a quem foi diagnosticada uma pneumonia. Devido à indisposição que a obrigou a abandonar a cerimónia do aniversário dos atentados do 11 de setembro, a candidata democrata cancelou dois dias de campanha na Califórnia.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.