sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Hillary exige que Trump peça desculpa por duvidar de onde nasceu Obama

A candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, exigiu esta sexta-feira ao adversário republicano, Donald Trump, que se desculpe perante o Presidente, Barack Obama, e todos os cidadãos norte-americano por ter posto em dúvida o local de nascimento do governante.

"Barack Obama nasceu nos Estados Unidos, é tão simples como isso, e Donald Trump deve-lhe, a ele e ao povo norte-americano, um pedido de desculpas", defendeu Hillary durante uma ação de campanha com mulheres afro-americanas em Washington.

Clinton acusou também Trump de ter assentado a sua campanha na "intolerável mentira" de que Obama não teria nascido nos Estados Unidos.

O próprio Barack Obama reagiu hoje à polémica, afirmando esperar que a campanha eleitoral se centre em assuntos "mais sérios" que o seu local de nascimento.

"A minha esperança é que as eleições para a Presidência reflitam assuntos mais sérios que este", disse o chefe de Estado, num breve comentário à imprensa após uma reunião na Sala Oval.

Obama disse ter "muita certeza" do lugar onde nasceu (Havai) e acredita que "a maioria" dos cidadãos também têm, depois de alertar que "há muito por fazer" e evitar entrar na polémica.

O candidato republicano à Casa Branca anda há anos a questionar que Obama seja norte-americano, apesar de o Presidente ter divulgado em 2011 a sua certidão de nascimento, que prova que nasceu no Havai em 1961.

A polémica voltou a ganhar força devido a uma entrevista ao diário The Washington Post publicada na quinta-feira, na qual o magnata republicano não quis reconhecer que Obana nasceu em solo norte-americano e disse que falaria dessa questão "no momento oportuno".

Após a publicação da entrevista, um porta-voz da campanha de Trump, Jason Miller, emitiu um comunicado dizendo que o multimilionário "acredita que o Presidente Obama nasceu nos Estados Unidos".

Mas às primeiras horas de hoje, em declarações à estação televisiva Fox, Trump sustentou que foi realmente Hillary Clinton "quem começou" a controvérsia sobre o local de nascimento de Obama durante o processo de primárias em que ambos se enfrentaram, em 2008.

Espera-se que Trump aborde esta polémica numa intervenção que fará hoje num hotel de Washington.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.