sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Putin olha com "simpatia" para Donald Trump

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou este sábado uma manifestação indireta de apoio ao candidato presidencial norte-americano Donald Trump, dizendo que olha "com simpatia" para quem defende uma relação com a Rússia baseada na igualdade.

"Nós estamos a olhar cuidadosamente para o que está a acontecer nos Estados Unidos e, claro, vemos com simpatia aqueles que afirmam publicamente que é necessário construir uma relação com a Rússia na base da igualdade", disse o chefe de Estado numa intervenção na televisão.

Nunca nomeando o candidato presidencial do Partido Republicano, Donald Trump, diretamente, Putin deixou, ainda assim, claro que se referia ao magnata, que várias vezes expressou de forma enfática a sua vontade de trabalhar com o líder russo, chegando a dizer que considerava Putin um líder melhor do que Barack Obama.

Os elogios de Trump a Putin, que é criticado por muitos no Ocidente devido às suas posições sobre a Ucrânia e a Síria, geraram críticas nos Estados Unidos, particularmente da rival do Partido Democrata, Hillary Clinton.

Na intervenção na televisão, Putin disse ainda que "as tentativas de recriar a imagem de um 'império do mal' e assustar as pessoas comuns desta maneira são uma tentativa de manipular a opinião pública".

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.