sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Homem que acertou nos últimos sete presidentes diz que Trump vai vencer

MATT HOUSTON

Ninguém sabe quem vai ganhar as eleições presidenciais de 8 de novembro nos Estados Unidos da América. Contudo, um homem acha que tem toda a certeza de quem vai ganhar. Allan Lichtman acertou no resultado de todas as eleições desde 1984. Agora, o professor acredita que Donald Trump vai vencer.

Allan Lichtman é professor de História na American University, em Washington. Nas últimas sete eleições adivinhou sempre o eleito pelos norte-americanos e, este ano, não tem dúvidas quanto ao favoritismo de Trump.

Segundo o professor, ele consegue determinar o candidato vencedor a partir de um sistema de declarações a que chama "chaves para a Casa Branca". Isto é explicado no seu livro "Prevendo o próximo Presidente: as chaves para a Casa Branca 2016".

As chaves têm em conta vários aspetos, como os resultados das eleições intercalares anteriores ou a atitude do candidato. Pode ver aqui a lista das 13 chaves.

© Jonathan Ernst / Reuters

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".