sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Homem que acertou nos últimos sete presidentes diz que Trump vai vencer

MATT HOUSTON

Ninguém sabe quem vai ganhar as eleições presidenciais de 8 de novembro nos Estados Unidos da América. Contudo, um homem acha que tem toda a certeza de quem vai ganhar. Allan Lichtman acertou no resultado de todas as eleições desde 1984. Agora, o professor acredita que Donald Trump vai vencer.

Allan Lichtman é professor de História na American University, em Washington. Nas últimas sete eleições adivinhou sempre o eleito pelos norte-americanos e, este ano, não tem dúvidas quanto ao favoritismo de Trump.

Segundo o professor, ele consegue determinar o candidato vencedor a partir de um sistema de declarações a que chama "chaves para a Casa Branca". Isto é explicado no seu livro "Prevendo o próximo Presidente: as chaves para a Casa Branca 2016".

As chaves têm em conta vários aspetos, como os resultados das eleições intercalares anteriores ou a atitude do candidato. Pode ver aqui a lista das 13 chaves.

© Jonathan Ernst / Reuters

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.