sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama aconselha Hillary a ser ela mesma no primeiro debate

O Presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, aconselhou esta sexta-feira a candidata presidencial do Partido Democrata Hillary Clinton a ser "ela mesma" no primeiro debate televisivo com o rival republicano Donald Trump.

O primeiro dos três debates presidenciais previstos está agendado para a próxima segunda-feira (dia 26 de setembro) e será realizado na Universidade Hofstra em Long Island (Nova Iorque).

O debate entre os dois principais candidatos nas eleições presidenciais de 08 de novembro deverá bater recordes de audiências e irá ser analisado exaustivamente.

"Fiquei a conhecer Hillary, vi o seu trabalho e vi-a em momentos difíceis e em momentos fáceis", declarou o chefe de Estado norte-americano à estação ABC News a propósito da sua antiga secretária de Estado.

Os Estados Unidos, sublinhou Obama, nunca teve uma mulher na Presidência e Hillary Clinton "vai derrubar certas barreiras".

"Existe um nível de desconfiança e uma caricatura dela que não enquadra com a pessoa que conheço, uma pessoa que se preocupa profundamente com as crianças", disse.

"Ela é motivada por um profundo desejo de melhorar as coisas", insistiu Obama.

Quando questionado sobre qual seria o seu conselho para a candidata democrata, muito experiente ao nível de cargos políticos mas que suscita pouco entusiasmo junto do eleitorado, para o debate de segunda-feira, Barack Obama respondeu: "Seja ela mesma e que explique aquilo que a motiva".

A 46 dias das eleições presidenciais, a votação antecipada nos Estados Unidos já começou e cerca de 6.000 americanos já fizeram a sua escolha, segundo noticiou hoje a publicação norte-americana The Atlantic, que precisou que em algumas partes do estado do Wisconsin a votação antecipada começou na segunda-feira.

O título norte-americano referiu igualmente que vários milhões de eleitores já pediram os respetivos 'absentee ballots', os boletins de voto para eleitores que não podem comparecer pessoalmente nas assembleias de voto no dia das eleições.

Por exemplo, os eleitores dos estados do Minnesota e da Virgínia que já tenham o respetivo 'absentee ballot' poderão entregar o seu voto a partir de hoje.

Outros estados, nomeadamente alguns dos chamados "swing states" (estados que não têm uma tendência de voto definida e que são fortemente disputados e que podem decidir uma eleição) como Florida, Ohio, Iowa e Carolina do Norte, começaram a receber os pedidos para estes boletins de voto para eleitores ausentes.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC