sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Audiência vira costas a Clinton para tirar uma selfie

twitter.com/victomato

É uma foto insólita que bem ilustra um comportamento frequente dos nossos dias. O desejo de registar o momento através de uma selfie levou toda uma audiência a virar costas a Hillary Clinton. A ação da campanha da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos decorria em Orlando.

Aquela que pode vir a ser a primeira mulher Presidente dos EUA está numa sala cheia de gente que, em vez de a olhar atentamente, está toda de costas voltadas e de braço erguido com telemóvel na mão. Clinton parece que acena para a audiência, mas na verdade é para a foto que vai o sorrido e a atenção da candidata.

A imagem captada por Barbara Kinney, fotógrafa da campanha de Clinton, foi publicada no Twitter e em poucas horas foi partilhada mais de 8 mil vezes e mereceu centenas de comentários.

Entre os apoiantes do rival republicano, Donald Trump, não faltam os que consideram que a foto foi planeada e que Clinton terá pedido a todos os que assistiam à sua ação de campanha para tirarem uma selfie, em conjunto e em simultâneo. Há também quem observe a postura da audiência e aproveite para tirar outras ilações: "Uau, a nova geração odeia Hillary".

Espontâneo ou não, o facto é que esta é uma imagem que bem ilustra o impacto do fenómeno selfie.

Muito se tem escrito sobre este tendência recente, não só pelas imagens insólitas que têm surgido devido a este nova tendência de registo da vida quotidiana ou de acontecimentos mediáticos, mas também pelas consequências dessa vontade de captar o momento de uma forma diferente.

Um pouco por todo o Mundo há relato de acidentes que aconteceram quando alguém tirava uma selfie, um tipo de foto difícil de captar quando se está a conduzir um carro ou a pilotar um avião. Ainda assim, são vários os que o tentam fazer, muitas vezes com resultados trágicos.

© Charles Mostoller / Reuters

Fruto de uma época, a campanha eleitoral norte-americana fica também marcada por este novo tipo de registo fotográfico. Hillary Clinton tem sido muitas vezes protagonista em selfies que ela própria fotografa, como têm mostrado as reportagens que vão acompanhando as ações da candidata democrata.

  • Primeiro debate entre Hillary e Trump vai durar 90 minutos
    2:56

    Eleições EUA 2016

    Hillary Clinton e Donald Trump estão empatados na corrida à Casa Branca. A sondagem do Washington Post e da ABC News surge a poucas horas do primeiro debate televisivo entre ambos, que vai durar 90 minutos sem intervalos publicitários. O debate entre Hillary e Trump será acompanhado na SIC Notícias na madrugada de segunda para terça-feira.

  • A selfie polémica de Ryan Paul, líder da Câmara dos Representantes dos EUA

    Mundo

    O líder da Câmara dos Representantes dos EUA está no centro de uma polémica. Em causa está uma selfie tirada junto de mais de 100 estagiários do Capitólio e publicada no Instagram. À primeira vista, nada de anormal parece existir, mas os olhares mais atentos chamam a atenção para a ausência de minorias entre os presentes e criticam Ryan Paul pela falta de diversidade na política.

  • Turista cai numa ravina e morre quando tirava uma selfie

    Mundo

    Um turista alemão morreu depois de ter caído numa ravina esta quarta-feira em Machu Picchu, antiga cidade dos Incas, nos Andes peruanos. Oliver Park, de 51 anos, ignorou os avisos e passou as barreiras de segurança que impedem a circulação dos visitantes em zonas de alto risco.

  • O perigo das selfies
    3:25

    País

    Se as selfies estão na moda o uso de paus de selfie também. Quem usa diz que melhora as fotografias, mas cada vez mais este acessório é proibido em espaços privados ou locais com grandes multidões. Diz quem proíbe que se trata de uma questão de segurança e conforto. Conceitos que alguns dos mais conhecidos fotógrafos de selfies preferem pôr para trás das costas.

  • Os momentos dos Óscares 2014
    3:09

    Cultura

    A "selfie" que Ellen DeGeneres tirou durante a cerimónia dos Óscares, rodeada de alguns dos nomeados, já é a mais partilhada de sempre na rede social Twitter. A comediante proporcionou alguns dos mais divertidos momentos da festa, marcada, também, pelas actuações musicais aplaudidas de pé.

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC