sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Ex-Miss Universo Alicia Machado confirma que Trump lhe chamou "Miss Piggy"

Alicia Machado alcançou fama internacional ao ser coroada Miss Universo, em 1996, quando tinha apenas 19 anos. Agora, 20 anos mais tarde, está novamente na ribalta. Alicia Machado veio confirmar que Donald Trump lhe chamou "Miss Piggy", quando começou a ganhar peso algum tempo depois de conquistar o título. A polémica foi abordada por Hillary Clinton no debate desta segunda-feira com o candidato republicano.

Numa acesa troca de palavras com Donald Trump, a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos reagiu às acusações de que "não tem o aspeto" e "não tem o vigor" para ocupar o cargo, relembrando algumas declarações de Trump sobre as mulheres:

"Este é um homem que chamou as mulheres de porcas, desleixadas e cadelas e é alguém que já disse que a gravidez é um contratempo para os empregadores, que as mulheres não merecem receber o mesmo que os homens, a menos que façam um bom trabalho como os homens".

Em relação ao caso de Alicia Machado, Hillary Clinton frisou:

"Uma das piores coisas que disse foi sobre uma mulher num concurso de beleza. Ele adora esse tipo de competições, anda sempre atrás delas. E ele chamou a essa mulher "Miss Piggy" (Miss Porquinha) e depois "Miss Housekeeping" (Miss Dona de casa), porque ela é de origem latina. Donald, ela tem nome, é Alicia Machado. Ela agora é cidadã norte-americana, imaginem em quem vai votar em novembro."

Num vídeo publicado no Twitter da campanha de Clinton, Alicia Machado diz que Trump ameaçou retirar-lhe a coroa de Miss Universo depois de ela ter engordado.

"Ele foi insuportável. Eu tinha medo dele. Gritava comigo a todo a hora e dizia-me: és feia, és gorda!". "Às vezes gozava comigo e dizia: 'Olá, Miss Piggy', 'Olá, Miss Housekeeping'".

Alicia conta também que Trump convidou a comunicação social para assistir a uma das suas sessões de trabalho. Na mesma altura, deu uma entrevista na qual disse aos jornalistas que ela pesava 53 Kg e que tinha passado a pesar 72 Kg. "Aqui está alguém que gosta de comer", terá acrescentado.

Depois deste episódio, Alicia Machado sentiu-se "muito humilhada, como se fosse um ratinho de laboratório", o que lhe causou "enorme sofrimento" e contribuiu para que viesse a ter "distúrbios alimentares".

Luis Alonso Lugo/ AP

Alicia Machado conquistou o título de Miss Universo ao representar o seu país, a Venezuela. No ano seguinte, em 1997, em entrevista ao Washington Post, explicou a propósito da polémica: "Quando me estava a preparar para a competição, estava obcecada com o facto de não engordar. Na altura em que venci o concurso pesava 52 Kg, era um esqueleto".

Toda esta controvérsia em torno de Donald Trump e Alicia Machado foi recuperada pela campanha de Hillary Clinton, que tem aproveitado este episódio da vida do candidato republicano para ilustrar o modo como encara as mulheres e o seu papel na sociedade, bem como a sua tendência para a discriminação racial e de género.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.