sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Ex-Miss Universo Alicia Machado confirma que Trump lhe chamou "Miss Piggy"

Alicia Machado alcançou fama internacional ao ser coroada Miss Universo, em 1996, quando tinha apenas 19 anos. Agora, 20 anos mais tarde, está novamente na ribalta. Alicia Machado veio confirmar que Donald Trump lhe chamou "Miss Piggy", quando começou a ganhar peso algum tempo depois de conquistar o título. A polémica foi abordada por Hillary Clinton no debate desta segunda-feira com o candidato republicano.

Numa acesa troca de palavras com Donald Trump, a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos reagiu às acusações de que "não tem o aspeto" e "não tem o vigor" para ocupar o cargo, relembrando algumas declarações de Trump sobre as mulheres:

"Este é um homem que chamou as mulheres de porcas, desleixadas e cadelas e é alguém que já disse que a gravidez é um contratempo para os empregadores, que as mulheres não merecem receber o mesmo que os homens, a menos que façam um bom trabalho como os homens".

Em relação ao caso de Alicia Machado, Hillary Clinton frisou:

"Uma das piores coisas que disse foi sobre uma mulher num concurso de beleza. Ele adora esse tipo de competições, anda sempre atrás delas. E ele chamou a essa mulher "Miss Piggy" (Miss Porquinha) e depois "Miss Housekeeping" (Miss Dona de casa), porque ela é de origem latina. Donald, ela tem nome, é Alicia Machado. Ela agora é cidadã norte-americana, imaginem em quem vai votar em novembro."

Num vídeo publicado no Twitter da campanha de Clinton, Alicia Machado diz que Trump ameaçou retirar-lhe a coroa de Miss Universo depois de ela ter engordado.

"Ele foi insuportável. Eu tinha medo dele. Gritava comigo a todo a hora e dizia-me: és feia, és gorda!". "Às vezes gozava comigo e dizia: 'Olá, Miss Piggy', 'Olá, Miss Housekeeping'".

Alicia conta também que Trump convidou a comunicação social para assistir a uma das suas sessões de trabalho. Na mesma altura, deu uma entrevista na qual disse aos jornalistas que ela pesava 53 Kg e que tinha passado a pesar 72 Kg. "Aqui está alguém que gosta de comer", terá acrescentado.

Depois deste episódio, Alicia Machado sentiu-se "muito humilhada, como se fosse um ratinho de laboratório", o que lhe causou "enorme sofrimento" e contribuiu para que viesse a ter "distúrbios alimentares".

Luis Alonso Lugo/ AP

Alicia Machado conquistou o título de Miss Universo ao representar o seu país, a Venezuela. No ano seguinte, em 1997, em entrevista ao Washington Post, explicou a propósito da polémica: "Quando me estava a preparar para a competição, estava obcecada com o facto de não engordar. Na altura em que venci o concurso pesava 52 Kg, era um esqueleto".

Toda esta controvérsia em torno de Donald Trump e Alicia Machado foi recuperada pela campanha de Hillary Clinton, que tem aproveitado este episódio da vida do candidato republicano para ilustrar o modo como encara as mulheres e o seu papel na sociedade, bem como a sua tendência para a discriminação racial e de género.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.