sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Ex-Miss Universo Alicia Machado confirma que Trump lhe chamou "Miss Piggy"

Alicia Machado alcançou fama internacional ao ser coroada Miss Universo, em 1996, quando tinha apenas 19 anos. Agora, 20 anos mais tarde, está novamente na ribalta. Alicia Machado veio confirmar que Donald Trump lhe chamou "Miss Piggy", quando começou a ganhar peso algum tempo depois de conquistar o título. A polémica foi abordada por Hillary Clinton no debate desta segunda-feira com o candidato republicano.

Numa acesa troca de palavras com Donald Trump, a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos reagiu às acusações de que "não tem o aspeto" e "não tem o vigor" para ocupar o cargo, relembrando algumas declarações de Trump sobre as mulheres:

"Este é um homem que chamou as mulheres de porcas, desleixadas e cadelas e é alguém que já disse que a gravidez é um contratempo para os empregadores, que as mulheres não merecem receber o mesmo que os homens, a menos que façam um bom trabalho como os homens".

Em relação ao caso de Alicia Machado, Hillary Clinton frisou:

"Uma das piores coisas que disse foi sobre uma mulher num concurso de beleza. Ele adora esse tipo de competições, anda sempre atrás delas. E ele chamou a essa mulher "Miss Piggy" (Miss Porquinha) e depois "Miss Housekeeping" (Miss Dona de casa), porque ela é de origem latina. Donald, ela tem nome, é Alicia Machado. Ela agora é cidadã norte-americana, imaginem em quem vai votar em novembro."

Num vídeo publicado no Twitter da campanha de Clinton, Alicia Machado diz que Trump ameaçou retirar-lhe a coroa de Miss Universo depois de ela ter engordado.

"Ele foi insuportável. Eu tinha medo dele. Gritava comigo a todo a hora e dizia-me: és feia, és gorda!". "Às vezes gozava comigo e dizia: 'Olá, Miss Piggy', 'Olá, Miss Housekeeping'".

Alicia conta também que Trump convidou a comunicação social para assistir a uma das suas sessões de trabalho. Na mesma altura, deu uma entrevista na qual disse aos jornalistas que ela pesava 53 Kg e que tinha passado a pesar 72 Kg. "Aqui está alguém que gosta de comer", terá acrescentado.

Depois deste episódio, Alicia Machado sentiu-se "muito humilhada, como se fosse um ratinho de laboratório", o que lhe causou "enorme sofrimento" e contribuiu para que viesse a ter "distúrbios alimentares".

Luis Alonso Lugo/ AP

Alicia Machado conquistou o título de Miss Universo ao representar o seu país, a Venezuela. No ano seguinte, em 1997, em entrevista ao Washington Post, explicou a propósito da polémica: "Quando me estava a preparar para a competição, estava obcecada com o facto de não engordar. Na altura em que venci o concurso pesava 52 Kg, era um esqueleto".

Toda esta controvérsia em torno de Donald Trump e Alicia Machado foi recuperada pela campanha de Hillary Clinton, que tem aproveitado este episódio da vida do candidato republicano para ilustrar o modo como encara as mulheres e o seu papel na sociedade, bem como a sua tendência para a discriminação racial e de género.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38