sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Wikileaks divulga esta semana "informações significativas" para eleições nos EUA

© Axel Schmidt / Reuters

O fundador do Wikileaks Julian Assange anunciou hoje que vai divulgar esta semana os primeiros de uma série de documentos que incluem "informações significativas" para as eleições presidenciais norte-americanas.

Assange falou, através de videoconferência, para Berlim, onde o Wikileaks assinala hoje o seu 10.º aniversário.

"A primeira publicação vai ser esta semana", disse Assange, acrescentando que pretende publicar documentos "três vezes por semana" até às eleições nos Estados Unidos, previstas para 08 de novembro.

Os novos documentos incluem informações sobre política norte-americana, mas também sobre os setores petrolífero e de armamento e sobre espionagem, disse.

Assange recusou dar pormenores, dizendo apenas que algumas das informações "são significativas" para as eleições norte-americanas, mas assegurou ser falso que pretenda destruir a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton.

Os novos documentos, disse, revelarão "características interessantes" de algumas instituições e de "como operam".

Julian Assange está refugiado há quatro anos na embaixada do Equador em Londres para evitar a extradição para a Suécia, onde é investigado por alegados delitos sexuais, por recear ser entregue aos Estados Unidos, que o querem julgar pela revelação de informações confidenciais.

O Wikileaks tem divulgado milhares de documentos, entre os quais arquivos sobre a prisão de Guantánamo, as guerras do Iraque e do Afeganistão e documentos diplomáticos dos Estados Unidos.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27