sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Wikileaks divulga esta semana "informações significativas" para eleições nos EUA

© Axel Schmidt / Reuters

O fundador do Wikileaks Julian Assange anunciou hoje que vai divulgar esta semana os primeiros de uma série de documentos que incluem "informações significativas" para as eleições presidenciais norte-americanas.

Assange falou, através de videoconferência, para Berlim, onde o Wikileaks assinala hoje o seu 10.º aniversário.

"A primeira publicação vai ser esta semana", disse Assange, acrescentando que pretende publicar documentos "três vezes por semana" até às eleições nos Estados Unidos, previstas para 08 de novembro.

Os novos documentos incluem informações sobre política norte-americana, mas também sobre os setores petrolífero e de armamento e sobre espionagem, disse.

Assange recusou dar pormenores, dizendo apenas que algumas das informações "são significativas" para as eleições norte-americanas, mas assegurou ser falso que pretenda destruir a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton.

Os novos documentos, disse, revelarão "características interessantes" de algumas instituições e de "como operam".

Julian Assange está refugiado há quatro anos na embaixada do Equador em Londres para evitar a extradição para a Suécia, onde é investigado por alegados delitos sexuais, por recear ser entregue aos Estados Unidos, que o querem julgar pela revelação de informações confidenciais.

O Wikileaks tem divulgado milhares de documentos, entre os quais arquivos sobre a prisão de Guantánamo, as guerras do Iraque e do Afeganistão e documentos diplomáticos dos Estados Unidos.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.