sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Fidel Castro considera que Donald Trump se "desqualificou" no debate com Clinton

O ex-Presidente cubano, Fidel Castro, referiu-se este domingo às eleições presidenciais nos Estados Unidos propondo a atribuição de uma "medalha de barro" a Donald Trump, que considerou "desqualificado" após o debate com a democrata Hillary Clinton há duas semanas.

"Não esqueçamos que este domingo haverá debate entre candidatos. Na primeira ocasião, há duas semanas, realizou-se um que provocou comoção", comenta Fidel Castro num artigo publicado hoje nos media estatais cubanos.

"O senhor Trump, que se supunha ser um especialista capacitado ficou desqualificado, tanto ele como Barack [Obama] com a sua política. Há que atribuir-lhes agora uma medalha de barro", escreve Fidel no seu artigo, a que deu o título: "Um destino incerto para a espécie humana".

Fidel Castro afirma que os Estados Unidos, "o país imperialista mais poderoso que alguma vez existiu", "engana-se a si próprio" ao assumir como doutrina um parágrafo da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade".

Fidel Castro, que tem agora 90 anos de idade e se retirou do poder em 2006, tem-se dedicado a escrever artigos em que aborda assuntos políticos, a sua especialidade, mas também outros relacionados com as suas leituras e pensamentos sobre temas científicos.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.