sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Saint Louis recebe hoje segundo debate entre Trump e Clinton

Os dois principais nomes na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton e Donald Trump, encontram-se hoje para o segundo debate eleitoral, um frente-a-frente que incluirá perguntas da audiência e será transmitido em salas de cinema.

O debate de 90 minutos, que será transmitido em Portugal na madrugada de segunda-feira, vai ser realizado na Universidade de Washington em Saint Louis, no estado do Missouri, centro dos Estados Unidos.

O frente-a-frente será moderado por dois jornalistas -- Anderson Cooper (um dos repórteres mais mediáticos do canal de informação CNN) e Martha Raddatz (correspondente internacional da ABC News) -- e vai incluir perguntas de cidadãos que vão estar assistir na plateia, segundo informações divulgadas pela Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos, o organismo independente que organiza os debates.

Este segundo embate presidencial acontece depois de uma semana particularmente difícil para a campanha do candidato republicano Donald Trump, que foi confrontada, entre outros assuntos, com uma investigação jornalística do The New York Time que dava conta de que o empresário teria evitado, de forma legal, pagar impostos durante pelo menos 18 anos ao declarar perdas de 916 milhões de dólares (cerca de 814 milhões de euros) em 1995.

Na opinião de analistas e dos seus próprios aliados, Trump está obrigado a impor-se neste segundo frente-a-frente se quer manter as hipóteses de ser eleito para a Casa Branca nas eleições de 08 de novembro.

No primeiro debate eleitoral, realizado a 26 de setembro em Nova Iorque, a candidata democrata Hillary Clinton dominou e saiu vencedora, segundo as sondagens divulgadas logo após o frente-a-frente.

Na véspera do debate de Saint Louis, Hillary Clinton também surgia na liderança nas sondagens nacionais. Por exemplo, uma das sondagens dava uma vantagem de seis pontos percentuais à candidata do Partido Democrata.

O primeiro frente-a-frente entre Trump e Clinton foi acompanhado por 84 milhões de telespetadores norte-americanos, o mais visto de sempre.

A par da transmissão em direto nas televisões, o debate de hoje vai ser transmitido em cerca de 200 salas de cinema espalhadas por todo o país, do Alasca ao Texas, informou na sexta-feira a distribuidora Regal Cinemas.

O terceiro e último debate entre os candidatos presidenciais está agendado para 19 de outubro em Las Vegas, no estado de Nevada.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.