sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Saint Louis recebe hoje segundo debate entre Trump e Clinton

Os dois principais nomes na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton e Donald Trump, encontram-se hoje para o segundo debate eleitoral, um frente-a-frente que incluirá perguntas da audiência e será transmitido em salas de cinema.

O debate de 90 minutos, que será transmitido em Portugal na madrugada de segunda-feira, vai ser realizado na Universidade de Washington em Saint Louis, no estado do Missouri, centro dos Estados Unidos.

O frente-a-frente será moderado por dois jornalistas -- Anderson Cooper (um dos repórteres mais mediáticos do canal de informação CNN) e Martha Raddatz (correspondente internacional da ABC News) -- e vai incluir perguntas de cidadãos que vão estar assistir na plateia, segundo informações divulgadas pela Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos, o organismo independente que organiza os debates.

Este segundo embate presidencial acontece depois de uma semana particularmente difícil para a campanha do candidato republicano Donald Trump, que foi confrontada, entre outros assuntos, com uma investigação jornalística do The New York Time que dava conta de que o empresário teria evitado, de forma legal, pagar impostos durante pelo menos 18 anos ao declarar perdas de 916 milhões de dólares (cerca de 814 milhões de euros) em 1995.

Na opinião de analistas e dos seus próprios aliados, Trump está obrigado a impor-se neste segundo frente-a-frente se quer manter as hipóteses de ser eleito para a Casa Branca nas eleições de 08 de novembro.

No primeiro debate eleitoral, realizado a 26 de setembro em Nova Iorque, a candidata democrata Hillary Clinton dominou e saiu vencedora, segundo as sondagens divulgadas logo após o frente-a-frente.

Na véspera do debate de Saint Louis, Hillary Clinton também surgia na liderança nas sondagens nacionais. Por exemplo, uma das sondagens dava uma vantagem de seis pontos percentuais à candidata do Partido Democrata.

O primeiro frente-a-frente entre Trump e Clinton foi acompanhado por 84 milhões de telespetadores norte-americanos, o mais visto de sempre.

A par da transmissão em direto nas televisões, o debate de hoje vai ser transmitido em cerca de 200 salas de cinema espalhadas por todo o país, do Alasca ao Texas, informou na sexta-feira a distribuidora Regal Cinemas.

O terceiro e último debate entre os candidatos presidenciais está agendado para 19 de outubro em Las Vegas, no estado de Nevada.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC