sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Apoiantes de Trump pedem devolução de donativos após declarações sobre mulheres

Pelo menos duas pessoas que doaram fundos para a campanha eleitoral de Donald Trump às presidenciais dos Estados Unidos pediram para que lhes seja devolvido o dinheiro depois dos comentários proferidos pelo candidato em relação às mulheres.

O canal NBC teve acesso a dois correios eletrónicos em que os doadores pedem o reembolso dos donativos por se sentirem ofendidos com a gravação de 2005 divulgada sexta-feira na qual Donald Trump afirma que pode abusar das mulheres por ser famoso.

"Não posso expressar a minha deceção com as recentes notícias sobre o senhor Trump (...) Como pai de duas filhas, sinto repulsa pelos comentários sobre mulheres", escreve um dos doadores, que "respeitosamente" pede que lhe seja reembolsado o dinheiro.

Outro dos doadores disse estar "mortificado" ao ouvir os comentários de Donald Trump e afirmou que não pode apoiar um "machista".

"Espero que me devolvam os donativos", acrescentou.

Segundo a NBC, aqueles dois doadores são responsáveis pela recolha de milhares de dólares de fundos para a campanha de Donald Trump, depois de terem recorrido à sua rede de conhecidos.

Donald Trump, candidato republicano, recolheu 41 milhões de dólares até agosto. Os comités de ação política e organizações independentes que fazem campanha pelo candidato afirmaram que têm muita dificuldade para recolher donativos.

A candidata democrata, Hillary Clinton recolheu até agosto 143 milhões de dólares.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.