sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Vitória de Trump no Twitter no primeiro debate contou com a ajuda de robôs

© Mike Segar / Reuters

Realiza-se esta quarta-feira o último debate entre Hillary Clinton e Donald Trump. Na véspera do derradeiro confronto entre os candidatos às presidenciais nos EUA, ficou a saber-se que durante o primeiro frente a frente, no qual Trump registou um elevado número de tweets favoráveis, mais de um terço pode ter sido publicado de forma automática. Tudo indica que estes votos tenham sido processados por máquinas e não por utilizadores reais.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, divulgado pelo site The Next Web, 32,7% dos tweets pro-Trump publicados na noite do debate e nos quatro dias seguintes foram processados por máquinas (bots) e não por utilizadores reais.

Os autores da pesquisa alertam para a capacidade deste tipo de software na "manipulação da opinião pública". Na verdade, a ideia que ficou foi a de que pelo menos no Twitter Trump tinha vencido o debate, de forma esmagadora. Sabe-se agora que, como em muitas outras matérias, o candidato republicano terá tratado de produzir uma realidade encapotada.

O relatório da Universidade de Oxford está a ser contestado por apoiantes de Trump que dizem ser impossível ter certezas sobre as características das contas do Twitter, se pertencem a utilizadores de carne e osso ou a robôs, máquinas que processam os tweets para que estão programadas.

A notícia está a gerar, naturalmente, inúmeros comentários na rede social.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16