sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Vitória de Trump no Twitter no primeiro debate contou com a ajuda de robôs

© Mike Segar / Reuters

Realiza-se esta quarta-feira o último debate entre Hillary Clinton e Donald Trump. Na véspera do derradeiro confronto entre os candidatos às presidenciais nos EUA, ficou a saber-se que durante o primeiro frente a frente, no qual Trump registou um elevado número de tweets favoráveis, mais de um terço pode ter sido publicado de forma automática. Tudo indica que estes votos tenham sido processados por máquinas e não por utilizadores reais.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, divulgado pelo site The Next Web, 32,7% dos tweets pro-Trump publicados na noite do debate e nos quatro dias seguintes foram processados por máquinas (bots) e não por utilizadores reais.

Os autores da pesquisa alertam para a capacidade deste tipo de software na "manipulação da opinião pública". Na verdade, a ideia que ficou foi a de que pelo menos no Twitter Trump tinha vencido o debate, de forma esmagadora. Sabe-se agora que, como em muitas outras matérias, o candidato republicano terá tratado de produzir uma realidade encapotada.

O relatório da Universidade de Oxford está a ser contestado por apoiantes de Trump que dizem ser impossível ter certezas sobre as características das contas do Twitter, se pertencem a utilizadores de carne e osso ou a robôs, máquinas que processam os tweets para que estão programadas.

A notícia está a gerar, naturalmente, inúmeros comentários na rede social.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.