sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Vítor Constâncio avisa que comércio mundial pode colapsar com as políticas de Trump

© Srdjan Zivulovic / Reuters

O resultado das eleições norte-americanas está a preocupar o Banco Central Europeu. Vítor Constâncio, o número dois do BCE, avisa que a médio prazo, as políticas de Donald Trump podem travar ou mesmo reverter o crescimento económico.

Numa conferência em Frankfurt, Constâncio avisou que uma política protecionista nos Estados Unidos, como a que tem sido defendida pelo Presidente eleito, poderá levar ao colapso do comércio mundial e provocar danos em todas as economias dependentes das exportações.

O vice-presidente do BCE desvaloriza aquela que tem sido a resposta imediata das bolsas à eleição de Trump. Os investidores estão otimistas com a ideia de uma política expansionista, que impulsione o crescimento mas Constâncio avisa que se trata de um efeito de curto prazo e alerta que pode não haver contágio positivo para outras economias.

Constâncio lembra ainda que as políticas de Trump podem levar a uma subida da inflação e logo a uma subida dos juros. O que explica a recente tendência de agravamento no mercado da dívida, que só na última semana, levou a perdas de um bilião de euros.

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21