sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Críticas a Le Pen da Direita à Esquerda no primeiro debate

A candidata de extrema-direita às presidenciais francesas Marine Le Pen reuniu esta segunda-feira as críticas dos candidatos de direita e de esquerda por causa do seu projeto para França, durante num debate televisivo.

Marine Le Pen, que lidera as sondagens para a primeira volta das presidenciais a 23 de abril, foi atacada devido às suas ideias sobre imigração, educação e segurança pelos outros quatro candidatos no debate no canal de televisão TF1.

Apresentado como favorito enfrentar Marine Le Pen, na segunda volta das presidenciais a 7 maio, o centrista Emmanuel Macron acusou a sua rival de tentar "dividir a sociedade" por causa do fato-de-banho utilizado pelas mulheres muçulmanas.

Logo a seguir a filha do fundador da Frente Nacional (Jean-Marie Le Pen), disse que queria criar "40.000 lugares" adicionais nas prisões no âmbito do seu programa de segurança, com o candidato conservador François Fillon a responder que aquelas "promessas nunca serão implementadas".

"Proponho, 16.000 novos lugares nas prisões", disse o candidato da direita, que defende "uma reorganização" de França, com um programa de austeridade.

Para o socialista Benoît Hamon, a solução para a segurança não passa pelo aumento dos lugares nas prisões e qualificou como "repugnantes" as propostas de Marine Le Pen para as escolas.

O primeiro debate televisivo entre os cinco candidatos marca o lançamento de uma campanha até agora dominada pela acusação contra o candidato François Fillon de alegada corrupção por criação de falsos empregos para a mulher e um filho.

Lusa

  • "Não esperem que os partidos anti-Europa vençam"
    0:55

    Mundo

    O analista Adriaan Schout considera que os resultados eleitorais mostram que a Holanda é um país pró-europeu e que podem ser lidos como um aviso a Marine Le Pen, em França. O especialista holandês considera que com a vitória de Mark Rutte, as negociações para formar Governo podem não ser assim tão difíceis.

  • Exclusivo: Le Pen conta à SIC o que quer para França
    4:19

    SIC Europa

    Os casos de alegada corrupção ligados à direita e extrema-direita estão a prejudicar a campanha eleitoral das Presidenciais francesas. A cerca de um mês da primeira volta, Marine Le pen mantém-se como a candidata preferida na maioria das sondagens. A SIC falou com a líder da Frente Nacional num exclusivo para Portugal.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC