sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Críticas a Le Pen da Direita à Esquerda no primeiro debate

A candidata de extrema-direita às presidenciais francesas Marine Le Pen reuniu esta segunda-feira as críticas dos candidatos de direita e de esquerda por causa do seu projeto para França, durante num debate televisivo.

Marine Le Pen, que lidera as sondagens para a primeira volta das presidenciais a 23 de abril, foi atacada devido às suas ideias sobre imigração, educação e segurança pelos outros quatro candidatos no debate no canal de televisão TF1.

Apresentado como favorito enfrentar Marine Le Pen, na segunda volta das presidenciais a 7 maio, o centrista Emmanuel Macron acusou a sua rival de tentar "dividir a sociedade" por causa do fato-de-banho utilizado pelas mulheres muçulmanas.

Logo a seguir a filha do fundador da Frente Nacional (Jean-Marie Le Pen), disse que queria criar "40.000 lugares" adicionais nas prisões no âmbito do seu programa de segurança, com o candidato conservador François Fillon a responder que aquelas "promessas nunca serão implementadas".

"Proponho, 16.000 novos lugares nas prisões", disse o candidato da direita, que defende "uma reorganização" de França, com um programa de austeridade.

Para o socialista Benoît Hamon, a solução para a segurança não passa pelo aumento dos lugares nas prisões e qualificou como "repugnantes" as propostas de Marine Le Pen para as escolas.

O primeiro debate televisivo entre os cinco candidatos marca o lançamento de uma campanha até agora dominada pela acusação contra o candidato François Fillon de alegada corrupção por criação de falsos empregos para a mulher e um filho.

Lusa

  • "Não esperem que os partidos anti-Europa vençam"
    0:55

    Mundo

    O analista Adriaan Schout considera que os resultados eleitorais mostram que a Holanda é um país pró-europeu e que podem ser lidos como um aviso a Marine Le Pen, em França. O especialista holandês considera que com a vitória de Mark Rutte, as negociações para formar Governo podem não ser assim tão difíceis.

  • Exclusivo: Le Pen conta à SIC o que quer para França
    4:19

    SIC Europa

    Os casos de alegada corrupção ligados à direita e extrema-direita estão a prejudicar a campanha eleitoral das Presidenciais francesas. A cerca de um mês da primeira volta, Marine Le pen mantém-se como a candidata preferida na maioria das sondagens. A SIC falou com a líder da Frente Nacional num exclusivo para Portugal.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50