sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Críticas a Le Pen da Direita à Esquerda no primeiro debate

A candidata de extrema-direita às presidenciais francesas Marine Le Pen reuniu esta segunda-feira as críticas dos candidatos de direita e de esquerda por causa do seu projeto para França, durante num debate televisivo.

Marine Le Pen, que lidera as sondagens para a primeira volta das presidenciais a 23 de abril, foi atacada devido às suas ideias sobre imigração, educação e segurança pelos outros quatro candidatos no debate no canal de televisão TF1.

Apresentado como favorito enfrentar Marine Le Pen, na segunda volta das presidenciais a 7 maio, o centrista Emmanuel Macron acusou a sua rival de tentar "dividir a sociedade" por causa do fato-de-banho utilizado pelas mulheres muçulmanas.

Logo a seguir a filha do fundador da Frente Nacional (Jean-Marie Le Pen), disse que queria criar "40.000 lugares" adicionais nas prisões no âmbito do seu programa de segurança, com o candidato conservador François Fillon a responder que aquelas "promessas nunca serão implementadas".

"Proponho, 16.000 novos lugares nas prisões", disse o candidato da direita, que defende "uma reorganização" de França, com um programa de austeridade.

Para o socialista Benoît Hamon, a solução para a segurança não passa pelo aumento dos lugares nas prisões e qualificou como "repugnantes" as propostas de Marine Le Pen para as escolas.

O primeiro debate televisivo entre os cinco candidatos marca o lançamento de uma campanha até agora dominada pela acusação contra o candidato François Fillon de alegada corrupção por criação de falsos empregos para a mulher e um filho.

Lusa

  • "Não esperem que os partidos anti-Europa vençam"
    0:55

    Mundo

    O analista Adriaan Schout considera que os resultados eleitorais mostram que a Holanda é um país pró-europeu e que podem ser lidos como um aviso a Marine Le Pen, em França. O especialista holandês considera que com a vitória de Mark Rutte, as negociações para formar Governo podem não ser assim tão difíceis.

  • Exclusivo: Le Pen conta à SIC o que quer para França
    4:19

    SIC Europa

    Os casos de alegada corrupção ligados à direita e extrema-direita estão a prejudicar a campanha eleitoral das Presidenciais francesas. A cerca de um mês da primeira volta, Marine Le pen mantém-se como a candidata preferida na maioria das sondagens. A SIC falou com a líder da Frente Nacional num exclusivo para Portugal.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.