sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Críticas a Le Pen da Direita à Esquerda no primeiro debate

A candidata de extrema-direita às presidenciais francesas Marine Le Pen reuniu esta segunda-feira as críticas dos candidatos de direita e de esquerda por causa do seu projeto para França, durante num debate televisivo.

Marine Le Pen, que lidera as sondagens para a primeira volta das presidenciais a 23 de abril, foi atacada devido às suas ideias sobre imigração, educação e segurança pelos outros quatro candidatos no debate no canal de televisão TF1.

Apresentado como favorito enfrentar Marine Le Pen, na segunda volta das presidenciais a 7 maio, o centrista Emmanuel Macron acusou a sua rival de tentar "dividir a sociedade" por causa do fato-de-banho utilizado pelas mulheres muçulmanas.

Logo a seguir a filha do fundador da Frente Nacional (Jean-Marie Le Pen), disse que queria criar "40.000 lugares" adicionais nas prisões no âmbito do seu programa de segurança, com o candidato conservador François Fillon a responder que aquelas "promessas nunca serão implementadas".

"Proponho, 16.000 novos lugares nas prisões", disse o candidato da direita, que defende "uma reorganização" de França, com um programa de austeridade.

Para o socialista Benoît Hamon, a solução para a segurança não passa pelo aumento dos lugares nas prisões e qualificou como "repugnantes" as propostas de Marine Le Pen para as escolas.

O primeiro debate televisivo entre os cinco candidatos marca o lançamento de uma campanha até agora dominada pela acusação contra o candidato François Fillon de alegada corrupção por criação de falsos empregos para a mulher e um filho.

Lusa

  • "Não esperem que os partidos anti-Europa vençam"
    0:55

    Mundo

    O analista Adriaan Schout considera que os resultados eleitorais mostram que a Holanda é um país pró-europeu e que podem ser lidos como um aviso a Marine Le Pen, em França. O especialista holandês considera que com a vitória de Mark Rutte, as negociações para formar Governo podem não ser assim tão difíceis.

  • Exclusivo: Le Pen conta à SIC o que quer para França
    4:19

    SIC Europa

    Os casos de alegada corrupção ligados à direita e extrema-direita estão a prejudicar a campanha eleitoral das Presidenciais francesas. A cerca de um mês da primeira volta, Marine Le pen mantém-se como a candidata preferida na maioria das sondagens. A SIC falou com a líder da Frente Nacional num exclusivo para Portugal.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.