sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Merkel manifesta "esperança" na vitória de Macron

Fabrizio Bensch/ Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a expressar "esperança" na vitória do candidato liberal Emmanuel Macron na segunda volta das eleições francesas argumentado que seria uma mensagem para os partidários de centro político.

"Naturalmente que se trata de uma decisão dos eleitores franceses, em que não me meto. Mas, ficaria alegre se ganhar Emmanuel Macron porque representa uma política pró-europeia consequente", disse Merkel em entrevista ao jornal regional alemão Kolner Stadt-Anzeiger publicado hoje.

Merkel acrescentou que o "triunfo" de Macron seria uma mensagem positiva para o "centro político", um setor que devia manter força "também na Alemanha".

Para Merkel, o candidato Emmanuel Macron é um pró-europeu, "decidido" e que campanha que está a apresentar "aponta" para as boas relações franco-alemãs.

A segunda-volta das eleições presidenciais francesas realizam-se no próximo domingo.

Lusa

  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43