sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Merkel manifesta "esperança" na vitória de Macron

Fabrizio Bensch/ Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a expressar "esperança" na vitória do candidato liberal Emmanuel Macron na segunda volta das eleições francesas argumentado que seria uma mensagem para os partidários de centro político.

"Naturalmente que se trata de uma decisão dos eleitores franceses, em que não me meto. Mas, ficaria alegre se ganhar Emmanuel Macron porque representa uma política pró-europeia consequente", disse Merkel em entrevista ao jornal regional alemão Kolner Stadt-Anzeiger publicado hoje.

Merkel acrescentou que o "triunfo" de Macron seria uma mensagem positiva para o "centro político", um setor que devia manter força "também na Alemanha".

Para Merkel, o candidato Emmanuel Macron é um pró-europeu, "decidido" e que campanha que está a apresentar "aponta" para as boas relações franco-alemãs.

A segunda-volta das eleições presidenciais francesas realizam-se no próximo domingo.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.