sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Merkel manifesta "esperança" na vitória de Macron

Fabrizio Bensch/ Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a expressar "esperança" na vitória do candidato liberal Emmanuel Macron na segunda volta das eleições francesas argumentado que seria uma mensagem para os partidários de centro político.

"Naturalmente que se trata de uma decisão dos eleitores franceses, em que não me meto. Mas, ficaria alegre se ganhar Emmanuel Macron porque representa uma política pró-europeia consequente", disse Merkel em entrevista ao jornal regional alemão Kolner Stadt-Anzeiger publicado hoje.

Merkel acrescentou que o "triunfo" de Macron seria uma mensagem positiva para o "centro político", um setor que devia manter força "também na Alemanha".

Para Merkel, o candidato Emmanuel Macron é um pró-europeu, "decidido" e que campanha que está a apresentar "aponta" para as boas relações franco-alemãs.

A segunda-volta das eleições presidenciais francesas realizam-se no próximo domingo.

Lusa

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes