sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Macron apresenta queixa por "notícia falsa" sobre conta offshore

IAN LANGSDON

O candidato presidencial francês Emmanuel Macron apresentou esta quinta-feira queixa contra desconhecidos por "propagação de notícia falsa" depois de a adversária, Marine Le Pen, o ter questionado sobre "uma conta offshore nas Bahamas", anunciou a sua campanha.

"Não hesitaremos em processar por difamação quem quer que retome esta informação falsa", disse fonte da campanha à agência France-Presse.

Fonte próxima do processo citada pela mesma agência disse que a queixa visa "elementos que circulavam na quarta-feira à noite na internet" sobre uma pretensa evasão fiscal do candidato favorito à segunda volta das presidenciais, que se realiza no domingo.

O Ministério Público de Paris abriu um inquérito na sequência da queixa apresentada pelo candidato centrista, segundo fonte judicial.

Na quarta-feira à noite, no debate televisivo entre os dois candidatos à segunda volta das presidenciais francesas, a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, afirmou: "Espero que não venhamos a saber que o senhor tem uma conta 'offshore' nas Bahamas".

O candidato centrista, antigo gestor de investimentos cujo escasso património suscitou questões, denunciou após o debate tratar-se de "uma difamação".

Já esta quinta-feira, Emmanuel Macron negou a insinuação e criticou "falsos anúncios e mentiras" provenientes de "sites em alguns casos ligados a interesses russos" e acusou Marine Le Pen de fomentar "a manobra".

A notícia, disse Macron à rádio France Inter, foi lançada de forma precipitada, num "comportamento típico" da Frente Nacional: Le Pen lança "uma notícia falsa e as suas tropas na internet propagam-na".

A campanha de Macron divulgou esta quinta-feira de manhã um comunicado que reconstitui as diferentes etapas da divulgação desta "notícia falsa", partindo de uma publicação anónima num fórum de discussão 'online', passando para as redes sociais, nomeadamente o Twitter, e daí para o debate.

A equipa eleitoral refere também "erros grosseiros", como imitações da assinatura de Macron em documentos, afirmando que "esta tentativa de desestabilização mobilizou meios importantes e assenta numa preparação minuciosa".

Também esta quinta-feira, numa entrevista à rádio RMC e televisão BFMTV, Le Pen reconheceu não ter provas de que Macron tenha contas escondidas nas Bahamas.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.