sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Marcelo não comenta debate porque terá de se dar bem com o vencedor

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje não poder comentar o debate entre os candidatos às eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron e Marine Le Pen, porque "vai ter de se dar bem com o vencedor".

"Já vi o debate, não vou dizer o que achei. Um Presidente da República não pode dizer que ganhou A ou ganhou B num debate para Presidente da República Francesa", referiu o chefe de Estado, à margem de uma visita à Feira Nacional de Olivicultura, em Valpaços, no distrito de Vila Real.

Pois, acrescentou, daqui a dois dias "uma daquelas pessoas será par do Presidente da República Portuguesa que vai ter de se dar bem com o vencedor dessas eleições que é um país amigo e irmão no sentido em que lá estão muitos portugueses".

O candidato liberal-centrista Emmanuel Macron, que teve o melhor resultado da primeira volta, defronta no domingo a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.

As sondagens dão vantagem ao candidato centrista, com 59%, contra 41% para Le Pen.

Lusa

  • Último dia de campanha nas presidenciais francesas
    1:53

    Eleições França 2017

    Emmanuel Macron já decidiu quem vai ser o seu primeiro-ministro, se vencer as presidenciais de domingo. Por enquanto o candidato centrista mantém o segredo e só deverá anunciar o nome depois das eleições. Hoje, no último dia de campanha, continuam as mobilizações contra Le Pen. Ativistas da Greenpeace escalaram a Torre Eiffel para apelar ao voto contra a candidata da extrema-direita. A Amnistia alertou para as "propostas perigosas".

  • Obama declarou apoio a Macron, Le Pen foi recebida com ovos
    2:34

    Eleições França 2017

    Emmanuel Macron e Marine Le Pen regressaram à campanha depois do debate desta quarta-feira. Os dois candidatos estiveram nas ruas a tentar angariar os últimos votos. Esta quinta-feira Macron contou com um apoio de peso, Barack Obama. Já Le Pen foi recebida com ovos durante uma ação de campanha. O repórter da SIC em França, Augusto Madureira, faz o balanço do dia a seguir ao debate televisivo. 

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira