sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Marcelo não comenta debate porque terá de se dar bem com o vencedor

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje não poder comentar o debate entre os candidatos às eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron e Marine Le Pen, porque "vai ter de se dar bem com o vencedor".

"Já vi o debate, não vou dizer o que achei. Um Presidente da República não pode dizer que ganhou A ou ganhou B num debate para Presidente da República Francesa", referiu o chefe de Estado, à margem de uma visita à Feira Nacional de Olivicultura, em Valpaços, no distrito de Vila Real.

Pois, acrescentou, daqui a dois dias "uma daquelas pessoas será par do Presidente da República Portuguesa que vai ter de se dar bem com o vencedor dessas eleições que é um país amigo e irmão no sentido em que lá estão muitos portugueses".

O candidato liberal-centrista Emmanuel Macron, que teve o melhor resultado da primeira volta, defronta no domingo a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.

As sondagens dão vantagem ao candidato centrista, com 59%, contra 41% para Le Pen.

Lusa

  • Último dia de campanha nas presidenciais francesas
    1:53

    Eleições França 2017

    Emmanuel Macron já decidiu quem vai ser o seu primeiro-ministro, se vencer as presidenciais de domingo. Por enquanto o candidato centrista mantém o segredo e só deverá anunciar o nome depois das eleições. Hoje, no último dia de campanha, continuam as mobilizações contra Le Pen. Ativistas da Greenpeace escalaram a Torre Eiffel para apelar ao voto contra a candidata da extrema-direita. A Amnistia alertou para as "propostas perigosas".

  • Obama declarou apoio a Macron, Le Pen foi recebida com ovos
    2:34

    Eleições França 2017

    Emmanuel Macron e Marine Le Pen regressaram à campanha depois do debate desta quarta-feira. Os dois candidatos estiveram nas ruas a tentar angariar os últimos votos. Esta quinta-feira Macron contou com um apoio de peso, Barack Obama. Já Le Pen foi recebida com ovos durante uma ação de campanha. O repórter da SIC em França, Augusto Madureira, faz o balanço do dia a seguir ao debate televisivo. 

  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57