sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Guterres quer encontro com Macron "num futuro muito próximo"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou o vencedor das eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, e disse querer reunir "num futuro muito próximo" com o próximo Presidente da França.

"Felicitamos o povo da França por uma eleição presidencial bem sucedida e o Presidente eleito, Emmanuel Macron, pela sua vitória", disse o porta-voz de Guterres aos jornalistas num 'briefing' nas Nações Unidas.


Stephane Dujarric disse que Guterres vai escrever uma carta a Macron convidando-o para um encontro "num futuro muito próximo" e lembrou que a França "é um parceiro muito valioso" da ONU. "Esperamos um envolvimento rápido", disse o porta-voz.


No encontro, disse Dujarric, os dois responsáveis deverão discutir temas como as mudanças climáticas, a luta contra o terrorismo e operações de manutenção de paz.


A eleição de Macron é uma boa notícia para Guterres e para a ONU, numa altura em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar se mantém a promessa de campanha de retirar os EUA do Acordo do Clima de Paris, um acordo assinado por 175 país na ONU no ano passado.


Macron, que prometeu durante a campanha manter a França neste compromisso, convidou hoje os cientistas dos EUA que investigam alterações climáticas a desenvolver pesquisa no seu país.


Macron, um candidato centrista, venceu no domingo a segunda volta das presidenciais francesas, com 66%, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen (34%).

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.