sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Irão saúda vitória de Macron e pede melhores relações bilaterais

Benoit Tessier/ Reuters

O Governo iraniano saudou hoje a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais em França e apelou a um maior desenvolvimento das relações bilaterais.

Em comunicado, o Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros exprimiu a esperança de que "Teerão e Paris sejam testemunhas do desenvolvimento das relações, em linha com os interesses nacionais de ambas as partes durante o mandato do novo presidente".

O Ministério recordou que nos últimos anos se preparou o terreno para que as duas nações "experimentem uma maior cooperação".

Nas eleições presidenciais de domingo, o centrista Emmanuel Macron, de 39 anos, derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, com uma vantagem de quase 30 pontos, ao conquistar 66,06% dos votos, contra os 33,94% obtidos pela líder da Frente Nacional.

Lusa

  • Autópsia à mulher baleada pela PSP contradiz agentes
    1:28

    País

    A mulher que morreu acidentalmente durante uma perseguição da PSP terá sido baleada no pescoço e o trio terá sido disparado por trás. Entretanto, segundo a imprensa, a PJ ainda não encontrou vestígios do tiroteio, entre os assaltantes do multibanco de Almada e a PSP.

  • Marinha dos EUA considera "absolutamente inaceitável" desenho de um pénis no céu

    Mundo

    Os cidadãos do Condado de Okanogan, em Washington, foram surpreendidos esta quinta-feira com o contorno de um pénis no céu. A imagem resultou de um rasto de condensação deixado por um avião militar norte-americano. A Marinha confirmou que um dos seus pilotos tinha desenhado a figura no ar e defendeu que a situação era "absolutamente inaceitável".