sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Irão saúda vitória de Macron e pede melhores relações bilaterais

Benoit Tessier/ Reuters

O Governo iraniano saudou hoje a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais em França e apelou a um maior desenvolvimento das relações bilaterais.

Em comunicado, o Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros exprimiu a esperança de que "Teerão e Paris sejam testemunhas do desenvolvimento das relações, em linha com os interesses nacionais de ambas as partes durante o mandato do novo presidente".

O Ministério recordou que nos últimos anos se preparou o terreno para que as duas nações "experimentem uma maior cooperação".

Nas eleições presidenciais de domingo, o centrista Emmanuel Macron, de 39 anos, derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, com uma vantagem de quase 30 pontos, ao conquistar 66,06% dos votos, contra os 33,94% obtidos pela líder da Frente Nacional.

Lusa

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.