sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Mais de 140 detidos em protestos após divulgação da vitória de Macron

Stephane Mahe

A polícia francesa deteve 141 pessoas durante a noite de domingo e a madrugada de hoje, na sequência dos protestos após a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais.

Segundo a Associated Press (AP), que cita fontes policiais, nove pessoas permaneciam detidas hoje de manhã, sobretudo por vandalismo.

Durante a campanha presidencial, muitos grupos organizaram protestos contra a candidata da extrema-direita às eleições presidenciais francesas, Marine Le Pen.

Alguns grupos anarquistas e outros de extrema-esquerda também promoveram protestos contra ambos os candidatos, olhando para Macron como "muito amigo" do mundo dos negócios e para Le Pen como manchada pelo passado racista da Frente Nacional.

Nas eleições presidenciais de domingo, o centrista Emmanuel Macron, de 39 anos, derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, com uma vantagem de quase 30 pontos, ao conquistar 66,06% dos votos, contra os 33,94% obtidos pela líder da Frente Nacional.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.