sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Manifestantes contra Macron em confrontos com a polícia em Paris

Jean-Paul Pelissier / Reuters

Pelo menos 1.000 pessoas manifestaram-se hoje no centro de Paris contra as políticas liberais do presidente eleito, Emmanuel Macron, advertindo que "não se toca" nas conquistas sociais.

Numa marcha com cartazes pela ecologia e contra a precariedade, a plataforma Frente Social, integrada por sindicatos e organizações não-governamentais, iniciou o protesto na Praça da República e marchou até à praça da Bastilha.

Os manifestantes contestam fundamentalmente a reforma da lei do trabalho proposta por Macron, que inclui medidas como a limitação das indemnizações por despedimento.

Jornalistas no local presenciaram momentos de tensão entre manifestantes e a polícia no final da marcha, mas as autoridades não divulgaram até ao momento se houve detenções no protesto.

A manifestação de hoje foi menos tensa que um protesto anticapitalista realizado no domingo à noite na capital francesa, que terminou com nove pessoas detidas.

Jean-Paul Pelissier / Reuters

  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.