sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Novo Presidente francês quer Europa "refundada e relançada"

POOL New

O novo Presidente francês prometeu este domingo trabalhar para que a Europa seja "refundada e relançada" e tudo fazer para combater o terrorismo e o autoritarismo e resolver a crise dos refugiados.

"Precisamos de uma Europa mais eficaz, mais democrática, mais política", salientou Emmanuel Macron, no seu discurso de tomada de posso.

Os franceses "escolheram a esperança e o espírito de conquista", afirmou aquele que se tornou, aos 39 anos, o mais jovem presidente de sempre na França, prometendo não ceder relativamente aos compromissos assumidos durante a sua campanha eleitoral.

"Assumiremos todas as nossas responsabilidades [no sentido de] dar, sempre que for necessário, uma resposta relevante às grandes crises contemporâneas", referiu durante a cerimónia que decorreu no Palácio do Eliseu.

Na sua lista de futuros desafios também colocou "os excessos de capitalismo no mundo" e as alterações climáticas.Emmanuel Macron salientou que todos os países no mundo são "interdependentes ... [e] vizinhos" e anunciou a sua determinação para avançar reformas para libertar a economia francesa.

Macron desloca-se na segunda-feira à Alemanha, na sua primeira visita como chefe de Estado, para se reunir com a chanceler Angela Merkel.

"Hoje, neste domingo, 14 de maio, neste instante em que assume as suas funções, apresentamos as nossas felicitações mais sinceras", declarou o presidente do Conselho Constitucional, Laurent Fabius, na cerimónia de tomada de posse, depois ter recordado os resultados da segunda volta das eleições presidenciais nas quais Emmanuel Macron obteve 66,10% dos votos e Marine Le Pen 33,90%.

Lusa

  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57