sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Novo Presidente francês quer Europa "refundada e relançada"

POOL New

O novo Presidente francês prometeu este domingo trabalhar para que a Europa seja "refundada e relançada" e tudo fazer para combater o terrorismo e o autoritarismo e resolver a crise dos refugiados.

"Precisamos de uma Europa mais eficaz, mais democrática, mais política", salientou Emmanuel Macron, no seu discurso de tomada de posso.

Os franceses "escolheram a esperança e o espírito de conquista", afirmou aquele que se tornou, aos 39 anos, o mais jovem presidente de sempre na França, prometendo não ceder relativamente aos compromissos assumidos durante a sua campanha eleitoral.

"Assumiremos todas as nossas responsabilidades [no sentido de] dar, sempre que for necessário, uma resposta relevante às grandes crises contemporâneas", referiu durante a cerimónia que decorreu no Palácio do Eliseu.

Na sua lista de futuros desafios também colocou "os excessos de capitalismo no mundo" e as alterações climáticas.Emmanuel Macron salientou que todos os países no mundo são "interdependentes ... [e] vizinhos" e anunciou a sua determinação para avançar reformas para libertar a economia francesa.

Macron desloca-se na segunda-feira à Alemanha, na sua primeira visita como chefe de Estado, para se reunir com a chanceler Angela Merkel.

"Hoje, neste domingo, 14 de maio, neste instante em que assume as suas funções, apresentamos as nossas felicitações mais sinceras", declarou o presidente do Conselho Constitucional, Laurent Fabius, na cerimónia de tomada de posse, depois ter recordado os resultados da segunda volta das eleições presidenciais nas quais Emmanuel Macron obteve 66,10% dos votos e Marine Le Pen 33,90%.

Lusa

  • Território nacional em seca severa e extrema

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisou esta sexta-feira que o território nacional está há seis meses em situação de seca severa e extrema, explicando que o valor médio de precipitação está "muito inferior ao normal".

  • "Não consigo dormir" quando o Sporting não ganha
    1:10

    Desporto

    Jorge Jesus é o convidado do Alta Definição deste sábado, na SIC. Veja aqui um excerto da entrevista do treinador do Sporting a Daniel Oliveira, onde Jesus revela que, depois de um mau resultado dos leões, não consegue dormir e chega mesmo a ligar para os adjuntos durante a madrugada.

  • Madjer irrita-se com pergunta de jornalista e sai em defesa de Mahrez
    0:41

    Desporto

    A vida de jornalista nem sempre é fácil. Às vezes, as perguntas irritam os entrevistados, como foi o caso de uma que envolveu o selecionador da Argélia e antiga estrela do FC Porto, Rabah Madjer. A questão até nem era para ele, mas Madjer decidiu responder pelo jogador, Riyad Mahrez, e não foi meigo com o jornalista.

  • Imprensa espanhola revela alegado mal-estar entre Ronaldo e Sérgio Ramos
    1:34

    Desporto

    A entrevista de Cristiano Ronaldo ao jornal francês L'Équipe está a ser tema de conversa um pouco por todo o mundo, mas em Espanha a imprensa prefere centrar atenções num suposto mal-estar entre o jogador português e o capitão de equipa, Sérgio Ramos. O treinador dos merengues, Zinédine Zidane, veio a público desmentir um mau relacionamento entre os dois.