sicnot

Perfil

Eleições França 2017

Macron anuncia Governo com políticos de esquerda, centro e direita

POOL New

O presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou hoje o seu Governo, composto por 22 ministros, metade homens e metade mulheres, uns conhecidos outros recém-chegados à política, e um conservador para a pasta das Finanças.

O primeiro-ministro, Édouard Philippe, participou na escolha do executivo, integrado por políticos de esquerda, do centro e de direita nos principais ministérios e anunciado pelo secretário-geral do Eliseu, Alexis Kohler.

O socialista Jean-Yves Le Drian, que ocupou a pasta da Defesa no governo de François Hollande, foi escolhido para os Negócios Estrangeiros e o destacado centrista François Bayrou para a Justiça.

Outra centrista, a eurodeputada Sylvie Goulard, vai liderar a Defesa e o socialista Gérard Collomb o Ministério do Interior.

O conservador Bruno Le Maire, membro do partido Os Republicanos que chegou a integrar a campanha do candidato da direita derrotado na primeira volta, François Fillon, foi nomeado ministro das Finanças.

Outra eurodeputada, a centrista Marielle de Sarnez, fica à frente dos Assuntos Europeus.Alguns dos ministros hoje anunciados são desconhecidos da política, provenientes da sociedade civil, como Nicolas Hulot, apresentador de um programa de televisão sobre natureza e ambiente, nomeado ministro da Transição Ambiental.

São também os casos da ministra da Saúde, a médica e investigadora Agnès Buzyn, do Trabalho, Muriel Penicaud, da Educação, Jean-Michel Blanquer, e da Cultura, a editora Françoise Nyssan.

Os ministros do Interior (Collomb), do Ambiente (Hulot) e da Justiça (Bayrou) são ministros de Estado.O primeiro conselho de ministros deve realizar-se na quinta-feira de manhã.

Lusa

  • Merkel quer cooperar com Macron
    0:55

    Mundo

    A chanceler alemã disse hoje que não será ela a dizer ao novo Presidente francês o que fazer para pôr a economia a crescer. Angela Merkel prefere falar em cooperação.

  • Políticas de Macron em análise
    9:55

    Opinião

    António Goucha Soares, professor do ISEG, foi o convidado da Edição da Noite para comentar a vitória do novo presidente francês e as medidas que Macron irá adoptar.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC