sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

UE pede que sejam feitos testes a nível nacional após revelações da Volkswagen

A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros para fazerem "os inquéritos necessários a nível nacional", após as revelações de manipulação da Volkswagen nos testes antipoluição.

Reuters

"A Comissão convida todos os Estados-membros a fazerem os inquéritos necessários a nível nacional e um relatório", anunciou em comunicado, defendendo "tolerância zero quanto à fraude e o respeito escrupuloso das regras da União Europeia (UE)".

O executivo europeu espera que as autoridades nacionais analisem as consequências "para os veículos vendidos na Europa" das revelações feitas nos Estados Unidos sobre a utilização pelo fabricante alemão de um dispositivo que permite manipular os resultados dos testes antipoluição e "assegurem que as normas de emissões poluentes são escrupulosamente respeitadas".

A Comissão é responsável pela fixação dos limites de emissões e pelas normas de procedimento dos controlos, mas os testes são realizados pelas autoridades responsáveis em cada um dos 28 Estados-membros.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira passada a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros).

No domingo, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e na terça-feira anunciou que 11 milhões de veículos em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

A França anunciou hoje que vai fazer "testes aleatórios" numa centena de veículos de todas as marcas comercializadas no país.

Lusa

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Governo formaliza pedido para pagamento antecipado ao FMI
    0:34

    Economia

    Mário Centeno formalizou esta terça-feira o pedido aos ministros europeus das Finanças para que autorizem o pagamento antecipado de dez mil milhões de euros ao FMI. Em entrevista à Bloomberg, o ministro descartou ainda qualquer renegociação da dívida portuguesa após a saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No final da reunião do ECOFIN, foi o Secretário de Estado Mourinho Félix quem falou aos jornalistas portugueses.

  • Governo garante que não autoriza despedimentos na PT
    2:27

    Economia

    O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira no debate quinzenal, que não dará luz verde a eventuais despedimentos na PT. António Costa disse ainda que o país tem pouca margem orçamental, apesar da saída do Procedimento por Défice Excessivo.

  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32