sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen publica amanhã lista de veículos com dispositivo que falseia emissão de gases

O construtor alemão Volkswagen vai publicar na sexta-feira uma lista com os veículos afetados pela manipulação de gases poluentes em motores a diesel, afirmou hoje um porta-voz da empresa citado pela Efe.

© Dado Ruvic / Reuters

Até agora, a Volkswagen informou que 11 milhões de veículos com um motor 'EA 189' eram os afetados.

A empresa alemã, à qual pertencem outras marcas como Seat, Audi e Porsche, vai especificar na lista quais são os veículos afetados e onde foram vendidos.

A Seat reconheceu que os motores com problemas de emissões poluentes foram amplamente utilizados pela empresa em vários modelos, mas ainda não tem um dado dos motores 'EA 189' montados pela marca em Espanha.

O ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, afirmou que a manipulação também afeta veículos na Europa.

Dobrindt sublinhou que a Volkswagen comunicou que na Europa também há veículos com motores a diesel de 1.6 e 2.0 litros.

O número de veículos afetados com exatidão ainda é desconhecido, segundo o ministro alemão.

Alguns modelos que incluem o motor 'EA 189' são, por exemplo, o 'Golf', 'Jetta', 'Passat' ou 'Beetle' da Volkswagen e o Audi A3.

Os modelos A1, o A4 e o A6 da Audi têm este motor instalado, afirmou um porta-voz do fabricante de veículos de luxo.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira passada a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros).

No domingo, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados.

Na quarta-feira, o presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, pediu a demissão.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32