sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Estados Unidos impedem venda de veículos diesel da Volkswagen no país

O grupo Volkswagen não recebeu luz verde das autoridades norte-americanas para vender os seus modelos 2016 de viaturas a diesel naquele país, indicou hoje a Agência Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

© Jim Young / Reuters

"A Volkswagen não recebeu o certificado de conformidade da EPA (...) para os modelos de 2016 dos seus veículos diesel quatro cilindradas", declarou Christopher Grundler, um dos responsáveis da agência governamental que entrega as autorizações de comercialização nos Estados Unidos.

Os reguladores "não estão ainda convencidos que os dados e os elementos fornecidos pela Volkswagen estabelecem que os seus veículos respeitarão as normas exigidas", disse o responsável, citado pela agência France Presse.

Já hoje, os Estados Unidos anunciaram que vão reforçar a fiscalização dos carros a gasóleo após o grupo Volkswagen ter utilizado dispositivos para falsear os testes de emissões de gases poluentes.

A empresa alemã Volkswagen enganou as autoridades norte-americanas, colocando no mercado milhões de carros equipados com um 'software' que, ao detetar testes antipoluição, distorciam os resultados.

A agência ambiental EPA anunciou hoje que vai realizar testes em veículos a diesel "já em circulação nos Estados Unidos" para detetar presença de dispositivos de 'software' em outras marcas de automóveis.

Christopher Grundler recusou-se a dar mais detalhes sobre os novos procedimentos para que os fabricantes não sejam capazes de se adaptar com antecedência.

lUSA

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.