sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Emissões de CO2 dos automóveis são 40% superiores aos números oficiais

O valor das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos carros matriculados na Europa em 2014 é, em média, 40% mais alto que o que os construtores automóveis afirmam, revela um relatório de uma ONG.

© Mal Langsdon / Reuters

O intervalo entre a poluição real e os resultados obtidos em laboratório aumentou mais de 30% desde 2001, afirma o International Council on Clean Transportation (ICCT) [Conselho Internacional para os Transportes Limpos].

O relatório surge em pleno escândalo da Volkswagen que é acusada de ter equipado alguns motores com equipamento que manipula os níveis de emissões de gases poluentes. Mas não é só o fabricante alemão que está aqui em causa. Alguns carros, revela o ICCT, da Mercedes, da BMW e da Peugeot estão a exceder o limite de emissões em 50%.

"O escândalo da Volkswagen é só a ponta do iceberg", afirma Greg Archer, consultor da ONG Transport & Energy, ao site phys.org.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.