sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Emissões de CO2 dos automóveis são 40% superiores aos números oficiais

O valor das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos carros matriculados na Europa em 2014 é, em média, 40% mais alto que o que os construtores automóveis afirmam, revela um relatório de uma ONG.

© Mal Langsdon / Reuters

O intervalo entre a poluição real e os resultados obtidos em laboratório aumentou mais de 30% desde 2001, afirma o International Council on Clean Transportation (ICCT) [Conselho Internacional para os Transportes Limpos].

O relatório surge em pleno escândalo da Volkswagen que é acusada de ter equipado alguns motores com equipamento que manipula os níveis de emissões de gases poluentes. Mas não é só o fabricante alemão que está aqui em causa. Alguns carros, revela o ICCT, da Mercedes, da BMW e da Peugeot estão a exceder o limite de emissões em 50%.

"O escândalo da Volkswagen é só a ponta do iceberg", afirma Greg Archer, consultor da ONG Transport & Energy, ao site phys.org.

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.