sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Emissões de CO2 dos automóveis são 40% superiores aos números oficiais

O valor das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos carros matriculados na Europa em 2014 é, em média, 40% mais alto que o que os construtores automóveis afirmam, revela um relatório de uma ONG.

© Mal Langsdon / Reuters

O intervalo entre a poluição real e os resultados obtidos em laboratório aumentou mais de 30% desde 2001, afirma o International Council on Clean Transportation (ICCT) [Conselho Internacional para os Transportes Limpos].

O relatório surge em pleno escândalo da Volkswagen que é acusada de ter equipado alguns motores com equipamento que manipula os níveis de emissões de gases poluentes. Mas não é só o fabricante alemão que está aqui em causa. Alguns carros, revela o ICCT, da Mercedes, da BMW e da Peugeot estão a exceder o limite de emissões em 50%.

"O escândalo da Volkswagen é só a ponta do iceberg", afirma Greg Archer, consultor da ONG Transport & Energy, ao site phys.org.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.