sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Emissões de CO2 dos automóveis são 40% superiores aos números oficiais

O valor das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos carros matriculados na Europa em 2014 é, em média, 40% mais alto que o que os construtores automóveis afirmam, revela um relatório de uma ONG.

© Mal Langsdon / Reuters

O intervalo entre a poluição real e os resultados obtidos em laboratório aumentou mais de 30% desde 2001, afirma o International Council on Clean Transportation (ICCT) [Conselho Internacional para os Transportes Limpos].

O relatório surge em pleno escândalo da Volkswagen que é acusada de ter equipado alguns motores com equipamento que manipula os níveis de emissões de gases poluentes. Mas não é só o fabricante alemão que está aqui em causa. Alguns carros, revela o ICCT, da Mercedes, da BMW e da Peugeot estão a exceder o limite de emissões em 50%.

"O escândalo da Volkswagen é só a ponta do iceberg", afirma Greg Archer, consultor da ONG Transport & Energy, ao site phys.org.

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Cágado tratado com implante impresso em 3D
    2:26
  • Patrões não aceitam alterações ao acordo de concertação social
    2:25

    Economia

    As confederações patronais foram esta sexta-feira ao Palácio de Belém dizer ao Presidente da República que não aceitam que o Parlamento faça alterações ao acordo de concertação social. Os patrões dizem ainda ter esperança que o Parlamento não chumbe o decreto-lei que reduz a TSU das empresas com salários mínimos.