sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Merkel pede que não se diabolize a indústria automóvel

O escândalo dos motores manipulados da Volkswagen não deve levar a uma "diabolização" do setor automóvel dado que estão em jogo milhares de empregos, declarou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, no Parlamento Europeu.

Markus Schreiber

O que aconteceu "na Volkswagen exige que seja feito um inquérito urgente, com toda a transparência e que a empresa o execute", declarou a chanceler em resposta a uma interpelação da ecologista Rebecca Harms.

"Mas, por favor, não utilizem isto para diabolizar o conjunto do setor automóvel, pondo em risco milhares e milhares de empregos na Europa", acrescentou Merkel, que falava ao lado do presidente francês, François Hollande.

Harms, que também é alemã, apontou que há, da parte de Merkel, "uma proteção, certamente bem-intencionada, dos interesses da indústria automóvel".

Durante o debate de terça-feira no Parlamento Europeu, vários eurodeputados, sobretudo ecologistas, criticaram o laxismo das autoridades europeias em matéria de respeito pelas normas antipoluição nos veículos.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC