sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Merkel pede que não se diabolize a indústria automóvel

O escândalo dos motores manipulados da Volkswagen não deve levar a uma "diabolização" do setor automóvel dado que estão em jogo milhares de empregos, declarou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, no Parlamento Europeu.

Markus Schreiber

O que aconteceu "na Volkswagen exige que seja feito um inquérito urgente, com toda a transparência e que a empresa o execute", declarou a chanceler em resposta a uma interpelação da ecologista Rebecca Harms.

"Mas, por favor, não utilizem isto para diabolizar o conjunto do setor automóvel, pondo em risco milhares e milhares de empregos na Europa", acrescentou Merkel, que falava ao lado do presidente francês, François Hollande.

Harms, que também é alemã, apontou que há, da parte de Merkel, "uma proteção, certamente bem-intencionada, dos interesses da indústria automóvel".

Durante o debate de terça-feira no Parlamento Europeu, vários eurodeputados, sobretudo ecologistas, criticaram o laxismo das autoridades europeias em matéria de respeito pelas normas antipoluição nos veículos.

Lusa

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07