sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Standard & Poor's baixa notação financeira da Volkswagen

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) baixou esta segunda-feira o 'rating' da Volkswagen de A para A-, na sequência da construtora automóvel alemã ter manipulado os dados sobre as emissões poluentes nos seus veículos a diesel.

A Standard & Poor's coloca a construtora automóvel alemã na lista de observação com implicações negativas.

A Standard & Poor's coloca a construtora automóvel alemã na lista de observação com implicações negativas.

© Axel Schmidt / Reuters

A S&P adiantou que também reviu em baixa a notação financeira de crédito a curto prazo, de A-1 para A-2.

"Também baixámos a nossa notação a longo e curto prazo dos instrumentos de dívida da Volkswagen", acrescentou a agência de 'rating'.

A Standard & Poor's coloca a construtora automóvel alemã na lista de observação com implicações negativas, depois da empresa ter admitido, em setembro, que instalou um 'kit' fraudulento em automóveis a diesel para manipular as emissões poluentes.

A agência de 'rating' baixou também a notação da sua subsidiária Volkswagen Financial Services e da nórdica Volkswagen Finans Sverige AB, que estão em observação com implicações negativas.

Os analistas da S&P consideram que a manipulação das emissões da Volkswagen (VW) poderá ter um impacto negativo nas suas vendas e preços, o que poderá afetar o crescimento do negócio e a rentabilidade da subsidiária de serviços financeiros, que financia 26,5% das vendas de automóveis VW em todo o mundo e 34% na Europa.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou, no passado dia 18 de setembro, a VW de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado em veículos a diesel.

Dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

Lusa

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14
  • Ambientalistas consideram insuficiente estratégia de Bruxelas para reduzir plástico
    2:07