sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de poluentes desde 2013

Há mais de dois anos que a Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de emissões poluentes dos fabricantes de automóveis e nada fez. A revelação é feita hoje pelo Financial Times.

Reuters/ Arquivo

O jornal britânico revela uma troca de correspondência entre comissários europeus que remonta a fevereiro de 2013, muito antes do escândalo da Volkswagen. Nela, o então reponsável pela pasta do Ambiente alertou os colegas de que haveria manipulação das emissões poluentes por parte dos fabricantes para que os motores passassem nos testes obrigatórios.

Apesar do alerta, as falhas na regulação europeia mantiveram-se. Em setembro, descobriu-se que o grupo Volkswagen colocava nos motores um dispositivo que manipulava a informação sobre as emissões poluentes . O grupo alemão admitiu que 11 milhões de carros estão nestas circunstâncias. 117 mil que circulam em Portugal.

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.