sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de poluentes desde 2013

Há mais de dois anos que a Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de emissões poluentes dos fabricantes de automóveis e nada fez. A revelação é feita hoje pelo Financial Times.

Reuters/ Arquivo

O jornal britânico revela uma troca de correspondência entre comissários europeus que remonta a fevereiro de 2013, muito antes do escândalo da Volkswagen. Nela, o então reponsável pela pasta do Ambiente alertou os colegas de que haveria manipulação das emissões poluentes por parte dos fabricantes para que os motores passassem nos testes obrigatórios.

Apesar do alerta, as falhas na regulação europeia mantiveram-se. Em setembro, descobriu-se que o grupo Volkswagen colocava nos motores um dispositivo que manipulava a informação sobre as emissões poluentes . O grupo alemão admitiu que 11 milhões de carros estão nestas circunstâncias. 117 mil que circulam em Portugal.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras