sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de poluentes desde 2013

Há mais de dois anos que a Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de emissões poluentes dos fabricantes de automóveis e nada fez. A revelação é feita hoje pelo Financial Times.

Reuters/ Arquivo

O jornal britânico revela uma troca de correspondência entre comissários europeus que remonta a fevereiro de 2013, muito antes do escândalo da Volkswagen. Nela, o então reponsável pela pasta do Ambiente alertou os colegas de que haveria manipulação das emissões poluentes por parte dos fabricantes para que os motores passassem nos testes obrigatórios.

Apesar do alerta, as falhas na regulação europeia mantiveram-se. Em setembro, descobriu-se que o grupo Volkswagen colocava nos motores um dispositivo que manipulava a informação sobre as emissões poluentes . O grupo alemão admitiu que 11 milhões de carros estão nestas circunstâncias. 117 mil que circulam em Portugal.

  • Mais de 1600 fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado fez mais de 1600 ações de fiscalização a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público. Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.