sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de poluentes desde 2013

Há mais de dois anos que a Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de emissões poluentes dos fabricantes de automóveis e nada fez. A revelação é feita hoje pelo Financial Times.

Reuters/ Arquivo

O jornal britânico revela uma troca de correspondência entre comissários europeus que remonta a fevereiro de 2013, muito antes do escândalo da Volkswagen. Nela, o então reponsável pela pasta do Ambiente alertou os colegas de que haveria manipulação das emissões poluentes por parte dos fabricantes para que os motores passassem nos testes obrigatórios.

Apesar do alerta, as falhas na regulação europeia mantiveram-se. Em setembro, descobriu-se que o grupo Volkswagen colocava nos motores um dispositivo que manipulava a informação sobre as emissões poluentes . O grupo alemão admitiu que 11 milhões de carros estão nestas circunstâncias. 117 mil que circulam em Portugal.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35