sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de poluentes desde 2013

Há mais de dois anos que a Comissão Europeia sabia do esquema de manipulação de emissões poluentes dos fabricantes de automóveis e nada fez. A revelação é feita hoje pelo Financial Times.

Reuters/ Arquivo

O jornal britânico revela uma troca de correspondência entre comissários europeus que remonta a fevereiro de 2013, muito antes do escândalo da Volkswagen. Nela, o então reponsável pela pasta do Ambiente alertou os colegas de que haveria manipulação das emissões poluentes por parte dos fabricantes para que os motores passassem nos testes obrigatórios.

Apesar do alerta, as falhas na regulação europeia mantiveram-se. Em setembro, descobriu-se que o grupo Volkswagen colocava nos motores um dispositivo que manipulava a informação sobre as emissões poluentes . O grupo alemão admitiu que 11 milhões de carros estão nestas circunstâncias. 117 mil que circulam em Portugal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10