sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen pede empréstimo de 20 mil M€ para enfrentar escândalo

O grupo Volkswagen vai pedir um financiamento de 20 mil milhões de euros a 13 bancos na próxima sexta-feira para demonstrar que a empresa tem liquidez suficiente para enfrentar as consequências do escândalo das emissões poluentes, noticia a Bloomberg.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Suzanne Plunkett / Reuters

Citando fontes próximas da operação, a agência de informação financeira refere que os bancos, liderados pelo Citigroup e UniCredit, estão recetivos a emprestar entre 1,5 e 2,5 mil milhões de euros cada um.

Aliás, a Bloomberg adianta que a operação ultrapassou as expectativas, sendo que o grupo Volkswagen poderia fazer um financiamento de 29 mil milhões de euros.

Em princípio, os empréstimos poderão ser transformados em ações como reembolso numa fase posterior, de acordo com as mesmas fontes.

O grupo Volkswagen, que detém entre outras marcas, a Volkswagen, Audi, Seat, Porsche e Skoda, não precisa atualmente de dinheiro e está à procura de fundos adicionais para criar uma "almofada" financeira.

Embora a empresa tenha feito progressos relativamente à recolha de 8,5 milhões de carros com o 'kit' fraudulento na Europa, as negociações com os reguladores norte-americanos ainda estão em curso, provocando uma queda das vendas no país.

O impacto financeiro relativo ao escândalo das emissões calculado pelo grupo Volkswagen totaliza mais de 8,7 mil milhões de euros.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC