sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen declara que não mentiu sobre CO2 de 800 mil automóveis

A Volkswagen declarou hoje que não mentiu sobre o nível de emissões de CO2 de 800.000 automóveis, ao contrário do que tinha dito no início de novembro.

Z1018/_Ralf Hirschberger

"Depois de controlos internos e medidas completas, ficou estabelecido que em quase todos os modelos, as emissões efetivas de CO2 correspondem aos valores indicados" nas especificações técnicas, segundo um comunicado do construtor alemão.

"A suspeita de manipulação ilegal dos dados no consumo (...) não se verificou", adianta o grupo às 12 marcas.

Já envolvida desde setembro num vasto escândalo por ter manipulado o motor de onze milhões de automóveis para falsificar os testes antipoluição, a Volkswagen tinha revelado, no início de novembro, que tinha descoberto que os automóveis emitiam na realidade mais dióxido de carbono, o gás mais responsável pelas alterações climáticas, do que o indicado na ficha técnica.

Na altura, a Volkswagen tinha afirmado que esta discrepância poderia envolver cerca de 800 mil veículos, incluindo automóveis a gasolina, e que o caso envolveria custos para a empresa de cerca de dois mil milhões de euros.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.