sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen declara que não mentiu sobre CO2 de 800 mil automóveis

A Volkswagen declarou hoje que não mentiu sobre o nível de emissões de CO2 de 800.000 automóveis, ao contrário do que tinha dito no início de novembro.

Z1018/_Ralf Hirschberger

"Depois de controlos internos e medidas completas, ficou estabelecido que em quase todos os modelos, as emissões efetivas de CO2 correspondem aos valores indicados" nas especificações técnicas, segundo um comunicado do construtor alemão.

"A suspeita de manipulação ilegal dos dados no consumo (...) não se verificou", adianta o grupo às 12 marcas.

Já envolvida desde setembro num vasto escândalo por ter manipulado o motor de onze milhões de automóveis para falsificar os testes antipoluição, a Volkswagen tinha revelado, no início de novembro, que tinha descoberto que os automóveis emitiam na realidade mais dióxido de carbono, o gás mais responsável pelas alterações climáticas, do que o indicado na ficha técnica.

Na altura, a Volkswagen tinha afirmado que esta discrepância poderia envolver cerca de 800 mil veículos, incluindo automóveis a gasolina, e que o caso envolveria custos para a empresa de cerca de dois mil milhões de euros.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.