sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen declara que não mentiu sobre CO2 de 800 mil automóveis

A Volkswagen declarou hoje que não mentiu sobre o nível de emissões de CO2 de 800.000 automóveis, ao contrário do que tinha dito no início de novembro.

Z1018/_Ralf Hirschberger

"Depois de controlos internos e medidas completas, ficou estabelecido que em quase todos os modelos, as emissões efetivas de CO2 correspondem aos valores indicados" nas especificações técnicas, segundo um comunicado do construtor alemão.

"A suspeita de manipulação ilegal dos dados no consumo (...) não se verificou", adianta o grupo às 12 marcas.

Já envolvida desde setembro num vasto escândalo por ter manipulado o motor de onze milhões de automóveis para falsificar os testes antipoluição, a Volkswagen tinha revelado, no início de novembro, que tinha descoberto que os automóveis emitiam na realidade mais dióxido de carbono, o gás mais responsável pelas alterações climáticas, do que o indicado na ficha técnica.

Na altura, a Volkswagen tinha afirmado que esta discrepância poderia envolver cerca de 800 mil veículos, incluindo automóveis a gasolina, e que o caso envolveria custos para a empresa de cerca de dois mil milhões de euros.

Lusa

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • A proposta indecente para que Zlatan fique no Man. United
    1:19

    Liga Europa

    Apesar de lesionado e de ter falhado a final da Liga Europa, Zlatan Ibrahimovic foi dos mais animados na hora dos festejos do Manchester United, esta quinta-feira. E o avançado sueco protagonizou ainda um momento caricato. Quando se apercebeu, o jogador fez questão de comentar com Ashley Young... e registar para a posteridade com uma fotografia perto de um cartaz de um adepto que lhe fez uma proposta indecente: "Zlatan, fica e podes 'comer' a minha mulher", lia-se na tarja.

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36

    País

    O Presidente da República diz que a Europa precisa de paixão e defende que não é com tecnocracia que se mobilizam os cidadãos. No último dia da visita de Estado ao Luxemburgo e depois de ter feito um apelo à comunidade portuguesa para se recensear, alguns portugueses responderam à chamada.