sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen declara que não mentiu sobre CO2 de 800 mil automóveis

A Volkswagen declarou hoje que não mentiu sobre o nível de emissões de CO2 de 800.000 automóveis, ao contrário do que tinha dito no início de novembro.

Z1018/_Ralf Hirschberger

"Depois de controlos internos e medidas completas, ficou estabelecido que em quase todos os modelos, as emissões efetivas de CO2 correspondem aos valores indicados" nas especificações técnicas, segundo um comunicado do construtor alemão.

"A suspeita de manipulação ilegal dos dados no consumo (...) não se verificou", adianta o grupo às 12 marcas.

Já envolvida desde setembro num vasto escândalo por ter manipulado o motor de onze milhões de automóveis para falsificar os testes antipoluição, a Volkswagen tinha revelado, no início de novembro, que tinha descoberto que os automóveis emitiam na realidade mais dióxido de carbono, o gás mais responsável pelas alterações climáticas, do que o indicado na ficha técnica.

Na altura, a Volkswagen tinha afirmado que esta discrepância poderia envolver cerca de 800 mil veículos, incluindo automóveis a gasolina, e que o caso envolveria custos para a empresa de cerca de dois mil milhões de euros.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim