sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Acordo da Volkswagen com clientes nos EUA ultrapassa os 13 mil M€

A Volkswagen chegou fechou um acordo com os clientes norte-americanos que vai custar ao grupo automóvel 14,7 mil milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros), avança a Associated Press. Este acordo surge na sequências do escândalo falsificação dos dados de emissões de gases dos veículos a gasóleo da Volkswagen.

© Mike Blake / Reuters

Segundo o estabelecido, os donos de automóveis afetados pela fraude têm direito à reparação ou mesmo compra de um novo veículo. A Volkswagen compromete-se ainda ao pagamento de compensações.

O acordo alcançado nos Estados Unidos estará ainda a aguardar aprovação judicial, mas ao que tudo indica já estão delineados todos os pormenores, que serão anunciados esta quinta-feira.

Este será o acordo mais valioso de sempre de uma empresa automóvel nos Estados Unidos.

Também a Organização Europeia do Consumidor reclamou, ontem, à Volkswagen a atribuição aos proprietários europeus de veículos das mesmas indemnizações acordadas com os clientes norte-americanos.

"Os consumidores da União Europeia foram enganados da mesma forma que os condutores norte-americanos e, portanto, merecem o mesmo tratamento", afirma, num comunicado citado pela agência EFE, a associação que reúne 40 organizações de consumidores do continente europeu.

Segundo aquela organização, o fabricante automóvel alemão não respondeu às petições para indemnizar os proprietários europeus, pelo que serão tomadas medidas adicionais contra a empresa.

O grupo alemão já avançou que, em todo o Mundo, cerca de 11 milhões de carros terão sido afetados pela falsificação de emissões.

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.