sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Acordo da Volkswagen com clientes nos EUA ultrapassa os 13 mil M€

A Volkswagen chegou fechou um acordo com os clientes norte-americanos que vai custar ao grupo automóvel 14,7 mil milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros), avança a Associated Press. Este acordo surge na sequências do escândalo falsificação dos dados de emissões de gases dos veículos a gasóleo da Volkswagen.

© Mike Blake / Reuters

Segundo o estabelecido, os donos de automóveis afetados pela fraude têm direito à reparação ou mesmo compra de um novo veículo. A Volkswagen compromete-se ainda ao pagamento de compensações.

O acordo alcançado nos Estados Unidos estará ainda a aguardar aprovação judicial, mas ao que tudo indica já estão delineados todos os pormenores, que serão anunciados esta quinta-feira.

Este será o acordo mais valioso de sempre de uma empresa automóvel nos Estados Unidos.

Também a Organização Europeia do Consumidor reclamou, ontem, à Volkswagen a atribuição aos proprietários europeus de veículos das mesmas indemnizações acordadas com os clientes norte-americanos.

"Os consumidores da União Europeia foram enganados da mesma forma que os condutores norte-americanos e, portanto, merecem o mesmo tratamento", afirma, num comunicado citado pela agência EFE, a associação que reúne 40 organizações de consumidores do continente europeu.

Segundo aquela organização, o fabricante automóvel alemão não respondeu às petições para indemnizar os proprietários europeus, pelo que serão tomadas medidas adicionais contra a empresa.

O grupo alemão já avançou que, em todo o Mundo, cerca de 11 milhões de carros terão sido afetados pela falsificação de emissões.

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17