sicnot

Perfil

Escândalo Dieselgate

Escândalo Dieselgate

Escândalo Volkswagen

Volkswagen paga indemnizações de 1,1 mil M€ a lesados nos EUA

A Volkswagen vai indemnizar em pelo menos 1.120 milhões de euros (1.200 milhões de dólares) os 78 mil proprietários de veículos afetados pela fraude na emissão de gases nos Estados Unidos.

Além das indemnizações aos proprietários de veículos com motores a 'diesel' afetados pelo escândalo, o fabricante alemão assumiu que irá recomprar cerca de 20 mil veículos e reparar os restantes, assumindo os custos, para que respeitem os regulamentos ambientais.


Este acordo extrajudicial deverá ser validado por um juiz, enquanto a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos deverá autorizar a proposta de alteração técnica nos veículos do grupo VW.


Caso a entidade 'chumbe' as alterações mecânicas, a VW teria de comprar todos os veículos afetados, o que poderá representar um custo superior a 3.700 milhões de euros (4.000 milhões de dólares).

O acordo firmado inclui o modelo Touareg (2009-2012 e 2013-2016) da VW, o Cayenne Diesel (2013-2016) da Porsche e os modelos Audi Q7 (2009-2012 e 2013-2015) e A6, A7, A8, A8L y Q5 (2014-2016).

Por seu lado, a também alemã Bosch, fornecedor da VW, anunciou hoje que fechou um acordo para concluir a maior parte dos processos civis interpostos contra a empresa e pagará indemnizações de cerca de 304 milhões de euros (327,5 milhões de dólares) a 554.000 afetados.

A empresa admitiu oficialmente em janeiro a responsabilidade na fraude e aceitou pagar uma multa de cerca de quase 4.000 milhões de euros (4.300 milhões de dólares).


Em causa estão as emissões de gazes poluentes, que em contexto de testes laboratoriais cumprem os critérios, ao contrário de condução em condições normais, em estrada.


Em todo o mundo, cerca de 11 milhões de veículos foram afetados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen, dos quais oito milhões na Europa e 125 mil em Portugal.

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC