sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Fernando Santos diz que já tem a base dos 23 para o Euro2016

O treinador da seleção portuguesa de futebol, Fernando Santos, afirmou hoje, no Luxemburgo, já ter a base da equipa que levará ao Europeu do próximo ano, que decorrerá em França.

(Arquivo)

(Arquivo)

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo particular entre o Luxemburgo e Portugal, de terça-feira, o selecionador indicou "não saber quem são os 23 jogadores que vão ao Europeu", mas a "base, claro que está" já definida.

"Claramente não há um grupo de 23 definido, agora, a base, claro que está. Não faria nenhum sentido que depois de todo um apuramento chegássemos a esta fase e que eu não soubesse de nada o que estava a pensar fazer em relação ao Europeu", afirmou.

Fernando Santos acrescentou que muitos dos jogadores presentes no Luxemburgo "irão ao Europeu, outros que aqui não estão, estarão no Europeu", referindo ainda a possibilidade de ser chamado alguém que nem disputou o apuramento para o Euro2016.

Com o encurtar do confronto com a Rússia de sexta-feira para sábado e a sua transferência de Londres para a cidade russa de Krasnodar, Fernando Santos admitiu hoje ter sido obrigado a "repensar" o esforço dos jogadores. "Mesmo na Rússia [derrota por 1-0], limitei o número de substituições de jogadores", recordou.

Questionado sobre se o empenho dos jogadores será igual num particular e em vésperas, nomeadamente, de um derbi entre Sporting e Benfica (quarta eliminatória da Taça de Portugal, em Alvalade), o treinador respondeu que todos os jogadores têm uma "atitude forte e estão com disponibilidade total, mas que em alguns acasos, no subconsciente" podem resguardar-se nas disputas mais fortes.

"Eu gostava que não fosse assim, mas também compreendo se há um caso ou outro em que isso possa acontecer", admitiu.

Sobre o jogo de terça-feira, que decorrerá no estádio Josy Barthel, na cidade do Luxemburgo, o treinador lembrou que para si não há adversários mais fortes ou mais fracos, mas "adversários que temos que respeitar, com as suas características e com a sua qualidade".

"Mas também é preciso testar os nossos índices de mentalidade, de força e de caráter. Para mim, o jogo com a Rússia teve o mesmo significado que o jogo com o Luxemburgo", sublinhou o selecionador, referindo esperar que Portugal seja uma "equipa muito aguerrida e com muita vontade, muita determinação".

Fernando Santos acredita que "a equipa do Luxemburgo irá trabalhar muito" e que os jogadores luxemburgueses "quase que vão fazer o jogo da sua vida".

"Nós temos que responder da mesma moeda, ou seja, fazer um pouco o jogo da nossa vida e equilibrar os momentos da vontade, da determinação, da organização e da coragem", resumiu.

O técnico fez questão de agradecer à comunidade portuguesa emigrada no Luxemburgo o apoio que têm demonstrado.

"Queremos dar uma alegria, queremos dar uma satisfação à comunidade portuguesa que aqui está, que precisa destes momentos", admitiu o treinador, lembrando que foi "um emigrante de luxo" e que sabe o que representa o "contacto com o país".

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.