sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Itália é o adversário a evitar por Portugal no sorteio da fase final do Euro2016

A seleção portuguesa de futebol conhece no sábado os primeiros adversários na fase final do Euro2016, num sorteio em que é certo que irá escapar aos 'tubarões', excluindo a Itália, que aparece como o principal rival a evitar.

Treino da seleção portuguesa em março de 2015

Treino da seleção portuguesa em março de 2015

arquivo reuters

Por ter o estatuto de cabeça de série, Portugal não irá defrontar nesta primeira fase seleções como a França, anfitriã, a Espanha, detentora do título, e a Alemanha, que chega a solo gaulês com o estatuto de campeã mundial.

Naquele que será o primeiro Campeonato Europeu com 24 equipas, a seleção lusa tem também a garantia de que não ficará no mesmo grupo da Inglaterra e da Bélgica, por estarem igualmente no Pote 1, mas poderá 'apanhar' com um campeão europeu.

Vencedor da prova em 1968 e finalista em 2000 e 2012, a Itália é o adversário a evitar por Portugal no Pote 2, que inclui também a sempre difícil Rússia e a Áustria, que chega à fase final do Euro2016 depois de uma qualificação em que apenas cedeu um empate.

Neste grupo, fazem parte ainda a Suíça, a Croácia, ambas segundo classificadas dos respetivos grupos, e a Ucrânia, que precisou do 'play-off' para marca presença em França.

No terceiro pote, a Suécia, naquele que deverá ser a última fase final da carreira de Zlatan Ibrahimovic, é um adversário indesejável, assim como a renascida República Checa, que venceu um grupo de qualificação que tinha seleções como a Turquia e Holanda, esta última a grande ausente do Euro2016.

A Polónia também pode ser um adversário complicado para Portugal, enquanto a Roménia, Eslováquia e a Hungria, todas 'sobreviventes' do 'play-off', prometem ser mais 'simpáticas' para as ambições lusas.

No grupo das seleções com pior 'ranking', o Pais de Gales a conhecida Albânia, a Irlanda do Norte e a Islândia podem, à partida, facilitar a tarefa da seleção portuguesa, enquanto a Turquia e República da Irlanda serão as equipas a evitar.

Os dois primeiros de cada um dos seis grupos garantem um lugar nos oitavos de final, em que terão a companhia dos melhores quatro terceiros classificados.

Portugal, comandado por Fernando Santos, garantiu a qualificação para o próximo Campeonato da Europa depois de conquistar o Grupo I.

O sorteio está agendado para as 17:00 no Palácio de Congressos de Paris.

Lista dos potes:

Pote 1: França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia.

Pote 3: República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria.

Pote 4: Turquia, República da Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC