sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Como vai funcionar o sorteio do Euro 2016

Hoje às 17:00

O Europeu de futebol de 2016, que vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho, começa este sábado a ficar definido, com o sorteio da fase de grupos, que decorre às 17:00 (hora de Lisboa) em Paris, e que poderá acompanhar minuto a minuto aqui, no site da SIC Notícias. A seleção portuguesa está entre os cabeças de série.

A composição dos quatro potes do sorteio deste sábado.

A composição dos quatro potes do sorteio deste sábado.

UEFA

As 24 seleções apuradas para a fase final foram divididas em quatro potes, ficando a seleção do país organizador - neste caso, a França - no pote 1, entre os cabeças de série, onde estão também as seleções de Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Bélgica.

No pote 2 estão Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia; no 3, ficaram República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria; e, por fim, no 4, Turquia, Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte.

As seis seleções de cada pote serão emparelhadas em seis grupos (A-F), cada um com quatro seleções. O sorteio começa com o pote 1. A primeira equipa sorteada ocupará a posição 1 no grupo B, a segunda ficará na posição C1, a terceira na D1 e assim sucessivamente até ao grupo F.

À França está automaticamente atribuída a posição 1 no grupo A, por ser o país organizador da prova.

O sorteio continua com o pote 4. A primeira equipa a sair segue automaticamente para o grupo A, sendo depois sorteada a sua posição no grupo (A2, A3 ou A4). Repete-se o procedimento para todos os grupos e, depois, para os restantes potes - 3 e 2, por esta ordem.

A seleção portuguesa poderá ter como adversários qualquer equipa dos potes 2 a 4.

Os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançam diretamente para os oitavos de final.

Já foi também definido o emparelhamento das fases a eliminar:

Oitavos de final

Jogo 1: 2º classificado do grupo A x 2º classificado do grupo C

Jogo 2: Vencedor do grupo D x Melhor 3º entre os grupos B, E e F

Jogo 3: Vencedor do grupo B x Melhor 3º entre os grupos A, C e D

Jogo 4: Vencedor do grupo F x 2º classificado do grupo E

Jogo 5: Vencedor do grupo C x Melhor 3º entre os grupos A, B e F

Jogo 6: Vencedor do grupo E x 2º classificado do grupo D

Jogo 7: Vencedor do grupo A x Melhor 3º entre os grupos C, D e E

Jogo 8: 2º classificado do grupo B x 2º classificado do grupo F

Nos quartos de final, o vencedor do jogo 1 dos oitavos defronta o apurado do jogo 2; o vencedor do 3 encontra o do jogo 4; o do 5 defronta o do 6 e o do 7 o do 8.

Nas meias finais, os encontros serão definidos através da mesma sequência.

O sorteio terá como anfitriões o antigo internacional holandês Ruud Gullit - vencedor do Euro 1988 - e o ex-internacional francês Bixente Lizarazu - campeão europeu em 2000 e mundial em 1998 pela seleção gaulesa.

O evento contará também com a presença de várias figuras do futebol mundial e, em particular, dos Campeonatos da Europa: o alemão Oliver Bierhoff (vencedor do Euro 1996 e do Mundial 2002), o grego Angelos Charisteas (de má memória para os portugueses, depois de ter sido decisivo na conquista helénica do Euro 2004), o espanhol Vicente Del Bosque (selecionador que levou La Roja aos títulos europeus de 2008 e 2012, para além da conquista do Mundial 2010), o checo Antonin Panenka (campeão europeu pela Checoslováquia, cobrou o penálti decisivo na final, frente à Alemanha, num lance que ficou eternizado como 'penálti à Panenka') e o francês David Trezeguet (fundamental na conquista do Euro 2000 pelos gauleses).

  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

    Mundo

    O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.