sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Como vai funcionar o sorteio do Euro 2016

Hoje às 17:00

O Europeu de futebol de 2016, que vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho, começa este sábado a ficar definido, com o sorteio da fase de grupos, que decorre às 17:00 (hora de Lisboa) em Paris, e que poderá acompanhar minuto a minuto aqui, no site da SIC Notícias. A seleção portuguesa está entre os cabeças de série.

A composição dos quatro potes do sorteio deste sábado.

A composição dos quatro potes do sorteio deste sábado.

UEFA

As 24 seleções apuradas para a fase final foram divididas em quatro potes, ficando a seleção do país organizador - neste caso, a França - no pote 1, entre os cabeças de série, onde estão também as seleções de Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Bélgica.

No pote 2 estão Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia; no 3, ficaram República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria; e, por fim, no 4, Turquia, Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte.

As seis seleções de cada pote serão emparelhadas em seis grupos (A-F), cada um com quatro seleções. O sorteio começa com o pote 1. A primeira equipa sorteada ocupará a posição 1 no grupo B, a segunda ficará na posição C1, a terceira na D1 e assim sucessivamente até ao grupo F.

À França está automaticamente atribuída a posição 1 no grupo A, por ser o país organizador da prova.

O sorteio continua com o pote 4. A primeira equipa a sair segue automaticamente para o grupo A, sendo depois sorteada a sua posição no grupo (A2, A3 ou A4). Repete-se o procedimento para todos os grupos e, depois, para os restantes potes - 3 e 2, por esta ordem.

A seleção portuguesa poderá ter como adversários qualquer equipa dos potes 2 a 4.

Os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros avançam diretamente para os oitavos de final.

Já foi também definido o emparelhamento das fases a eliminar:

Oitavos de final

Jogo 1: 2º classificado do grupo A x 2º classificado do grupo C

Jogo 2: Vencedor do grupo D x Melhor 3º entre os grupos B, E e F

Jogo 3: Vencedor do grupo B x Melhor 3º entre os grupos A, C e D

Jogo 4: Vencedor do grupo F x 2º classificado do grupo E

Jogo 5: Vencedor do grupo C x Melhor 3º entre os grupos A, B e F

Jogo 6: Vencedor do grupo E x 2º classificado do grupo D

Jogo 7: Vencedor do grupo A x Melhor 3º entre os grupos C, D e E

Jogo 8: 2º classificado do grupo B x 2º classificado do grupo F

Nos quartos de final, o vencedor do jogo 1 dos oitavos defronta o apurado do jogo 2; o vencedor do 3 encontra o do jogo 4; o do 5 defronta o do 6 e o do 7 o do 8.

Nas meias finais, os encontros serão definidos através da mesma sequência.

O sorteio terá como anfitriões o antigo internacional holandês Ruud Gullit - vencedor do Euro 1988 - e o ex-internacional francês Bixente Lizarazu - campeão europeu em 2000 e mundial em 1998 pela seleção gaulesa.

O evento contará também com a presença de várias figuras do futebol mundial e, em particular, dos Campeonatos da Europa: o alemão Oliver Bierhoff (vencedor do Euro 1996 e do Mundial 2002), o grego Angelos Charisteas (de má memória para os portugueses, depois de ter sido decisivo na conquista helénica do Euro 2004), o espanhol Vicente Del Bosque (selecionador que levou La Roja aos títulos europeus de 2008 e 2012, para além da conquista do Mundial 2010), o checo Antonin Panenka (campeão europeu pela Checoslováquia, cobrou o penálti decisivo na final, frente à Alemanha, num lance que ficou eternizado como 'penálti à Panenka') e o francês David Trezeguet (fundamental na conquista do Euro 2000 pelos gauleses).

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC