sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Portugal conhece hoje adversários da fase final do Euro 2016

A seleção portuguesa de futebol conhece hoje os primeiros adversários na fase final do Euro2016, num sorteio em que é certo que irá escapar aos 'tubarões', excluindo a Itália, que aparece como o principal rival a evitar.

© Benoit Tessier / Reuters

Por ter o estatuto de cabeça de série, Portugal não vai defrontar nesta primeira fase seleções como a França, anfitriã, a Espanha, detentora do título, e a Alemanha, que chega a solo gaulês com o estatuto de campeã mundial.

Naquele que será o primeiro Campeonato Europeu com 24 equipas, a seleção lusa tem também a garantia de que não ficará no mesmo grupo da Inglaterra e da Bélgica, por estarem igualmente no Pote 1, mas poderá 'apanhar' um campeão europeu.

Vencedor da prova em 1968 e finalista em 2000 e 2012, a Itália é o adversário a evitar por Portugal no Pote 2, que inclui também a sempre difícil Rússia e a Áustria, que chega à fase final do Euro2016 depois de uma qualificação em que apenas cedeu um empate.

Neste grupo, fazem parte ainda a Suíça, a Croácia, ambas segundo classificadas dos respetivos grupos, e a Ucrânia, que precisou do 'play-off' para marca presença em França.

No terceiro pote, a Suécia, naquela que deverá ser a última fase final da carreira de Zlatan Ibrahimovic, é um adversário indesejável, assim como a renascida República Checa, que venceu um grupo de qualificação que tinha seleções como a Turquia e Holanda, esta última a grande ausente do Euro2016.

A Polónia também pode ser um adversário complicado para Portugal, enquanto a Roménia, Eslováquia e a Hungria, todas 'sobreviventes' do 'play-off', prometem ser mais 'simpáticas' para as ambições lusas.

No grupo das seleções com pior 'ranking', o Pais de Gales a conhecida Albânia, a Irlanda do Norte e a Islândia podem, à partida, facilitar a tarefa da seleção portuguesa, enquanto a Turquia e República da Irlanda serão as equipas a evitar.

Os dois primeiros de cada um dos seis grupos garantem um lugar nos oitavos de final, em que terão a companhia dos melhores quatro terceiros classificados.

O sorteio está agendado para as 17:00, no Palácio de Congressos de Paris.

Lista dos potes:

Pote 1: França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia.

Pote 3: República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria.

Pote 4: Turquia, República da Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte.

Lusa

  • Como vai funcionar o sorteio do Euro 2016

    Euro 2016

    O Europeu de futebol de 2016, que vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho, começa este sábado a ficar definido, com o sorteio da fase de grupos, que decorre às 17:00 (hora de Lisboa) em Paris, e que poderá acompanhar minuto a minuto aqui, no site da SIC Notícias. A seleção portuguesa está entre os cabeças de série.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.