sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Portugal conhece hoje adversários da fase final do Euro 2016

A seleção portuguesa de futebol conhece hoje os primeiros adversários na fase final do Euro2016, num sorteio em que é certo que irá escapar aos 'tubarões', excluindo a Itália, que aparece como o principal rival a evitar.

© Benoit Tessier / Reuters

Por ter o estatuto de cabeça de série, Portugal não vai defrontar nesta primeira fase seleções como a França, anfitriã, a Espanha, detentora do título, e a Alemanha, que chega a solo gaulês com o estatuto de campeã mundial.

Naquele que será o primeiro Campeonato Europeu com 24 equipas, a seleção lusa tem também a garantia de que não ficará no mesmo grupo da Inglaterra e da Bélgica, por estarem igualmente no Pote 1, mas poderá 'apanhar' um campeão europeu.

Vencedor da prova em 1968 e finalista em 2000 e 2012, a Itália é o adversário a evitar por Portugal no Pote 2, que inclui também a sempre difícil Rússia e a Áustria, que chega à fase final do Euro2016 depois de uma qualificação em que apenas cedeu um empate.

Neste grupo, fazem parte ainda a Suíça, a Croácia, ambas segundo classificadas dos respetivos grupos, e a Ucrânia, que precisou do 'play-off' para marca presença em França.

No terceiro pote, a Suécia, naquela que deverá ser a última fase final da carreira de Zlatan Ibrahimovic, é um adversário indesejável, assim como a renascida República Checa, que venceu um grupo de qualificação que tinha seleções como a Turquia e Holanda, esta última a grande ausente do Euro2016.

A Polónia também pode ser um adversário complicado para Portugal, enquanto a Roménia, Eslováquia e a Hungria, todas 'sobreviventes' do 'play-off', prometem ser mais 'simpáticas' para as ambições lusas.

No grupo das seleções com pior 'ranking', o Pais de Gales a conhecida Albânia, a Irlanda do Norte e a Islândia podem, à partida, facilitar a tarefa da seleção portuguesa, enquanto a Turquia e República da Irlanda serão as equipas a evitar.

Os dois primeiros de cada um dos seis grupos garantem um lugar nos oitavos de final, em que terão a companhia dos melhores quatro terceiros classificados.

O sorteio está agendado para as 17:00, no Palácio de Congressos de Paris.

Lista dos potes:

Pote 1: França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia.

Pote 3: República Checa, Suécia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Hungria.

Pote 4: Turquia, República da Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte.

Lusa

  • Como vai funcionar o sorteio do Euro 2016

    Euro 2016

    O Europeu de futebol de 2016, que vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho, começa este sábado a ficar definido, com o sorteio da fase de grupos, que decorre às 17:00 (hora de Lisboa) em Paris, e que poderá acompanhar minuto a minuto aqui, no site da SIC Notícias. A seleção portuguesa está entre os cabeças de série.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.