sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Collina diz que Euro2016 é bom para introduzir tecnologia da linha de golo

O chefe da arbitragem da UEFA, o italiano Pierluigi Collina, defendeu esta terça-feira que o Euro2016 de futebol, em França, "é uma boa oportunidade para a UEFA introduzir a tecnologia de linha de golo numa grande competição".

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos". (Arquivo)

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos". (Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

"Sentimos que, com a proximidade do campeonato da Europa, esta é uma boa oportunidade para a UEFA introduzir a tecnologia de baliza numa grande competição", disse Collina ao site do organismo que dirige o futebol europeu.

Para o dirigente, esta tecnologia "complementaria" o trabalho dos árbitros de baliza, cuja tarefa principal não é "decidir se a bola ultrapassa ou não a linha".

"Efetivamente, são os responsáveis por controlar tudo o que acontece na área em geral, ajudando o árbitro principal a tomar decisões importantes na área", vincou.

Segundo Collina, para julgar as dúvidas quanto a possíveis golos, os juízes deviam "centrar-se na linha antes que a bola chegue", pelo que podiam "perder algo que acontece ao mesmo tempo em outro lugar na área".

"Isto pode reduzir a efetividade da ajuda que se supõe devem prestar ao árbitro. Com a tecnologia da linha de golo, os árbitros assistentes adicionais libertam-se dessa exigente tarefa e podem centrar-se exclusivamente no controlo de outros incidentes em campo", reforçou.

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos".

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.