sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Collina diz que Euro2016 é bom para introduzir tecnologia da linha de golo

O chefe da arbitragem da UEFA, o italiano Pierluigi Collina, defendeu esta terça-feira que o Euro2016 de futebol, em França, "é uma boa oportunidade para a UEFA introduzir a tecnologia de linha de golo numa grande competição".

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos". (Arquivo)

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos". (Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

"Sentimos que, com a proximidade do campeonato da Europa, esta é uma boa oportunidade para a UEFA introduzir a tecnologia de baliza numa grande competição", disse Collina ao site do organismo que dirige o futebol europeu.

Para o dirigente, esta tecnologia "complementaria" o trabalho dos árbitros de baliza, cuja tarefa principal não é "decidir se a bola ultrapassa ou não a linha".

"Efetivamente, são os responsáveis por controlar tudo o que acontece na área em geral, ajudando o árbitro principal a tomar decisões importantes na área", vincou.

Segundo Collina, para julgar as dúvidas quanto a possíveis golos, os juízes deviam "centrar-se na linha antes que a bola chegue", pelo que podiam "perder algo que acontece ao mesmo tempo em outro lugar na área".

"Isto pode reduzir a efetividade da ajuda que se supõe devem prestar ao árbitro. Com a tecnologia da linha de golo, os árbitros assistentes adicionais libertam-se dessa exigente tarefa e podem centrar-se exclusivamente no controlo de outros incidentes em campo", reforçou.

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos".

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.