sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Fernando Santos tem convocatória do Euro 2016 praticamente definida

Fernando Santos garantiu que os 23 futebolistas que vão representar Portugal no Euro2016 serão escolhidos apenas de acordo com o seu pensamento, e não da opinião pública, e assumiu que as lesões são o 'pesadelo' dos selecionadores nacionais.

INÁCIO ROSA/LUSA

A menos de 20 dias de revelar os eleitos para o Europeu, o técnico, de 61 anos, admitiu que tem a lista praticamente definida, embora esteja refém dos problemas físicos que os jogadores possam sofrer na parte final da temporada, como aconteceu recentemente com Danny e Fábio Coentrão, que vão falhar, por lesão, o torneio que vai decorrer em França.

"Há jogadores que faziam parte de uma lista restrita para os 23 e já não estão nessa lista por não estarem clinicamente aptos. Há sempre incertezas até terminaram os campeonatos e as taças. Até lá, estamos sempre nestas incertezas. Se fosse hoje a convocatória, não teria muitas dúvidas", afirmou Fernando Santos, em entrevista à agência Lusa.

Apesar de estar parado desde o final do ano passado, devido a fratura na tíbia direita, Tiago não está afastado das possíveis escolhas de Fernando Santos, assim como Renato Sanches, que recentemente se estreou na seleção principal, com apenas 18 anos, e foi recebido como um dos 'favoritos' dos adeptos.

"O Tiago foi um jogador importante e influente na fase de apuramento. Vamos ver. Temos que ter serenidade nestas decisões. Quanto ao Renato Sanches, o público tem a sua opinião, mas a decisões são feitas de acordo com aquilo que é o meu pensamento e no dia 17 de maio vou anunciá-las. Há uma lista alargada e ele faz parte dela, como muitos outros", referiu.

O selecionador nacional admitiu que tanto Coentrão como Danny tinham fortes possibilidades de fazer parte do lote de convocados e confessou que recebeu a notícia da impossibilidade de ambos com "tristeza".

"Tive a oportunidade de falar com dois e estavam muito tristes. E eu também fiquei triste por saber que estavam impedidos por essa razão. Estávamos convencidos que o Fábio poderia entrar nas contas, estava bem e estava a voltar a jogar, mas lesionou-se outra vez. Temos que levar ao Campeonato da Europa os jogadores que estão aptos e temos que ter todos bem", disse.

Seis dias depois do anúncio dos 23 eleitos, Portugal inicia o estágio para o Europeu e, caso a seleção nacional alcance a final da prova, o grupo pode estar junto perto de 50 dias, pelo que será preciso "gerir muito bem a questão mental" dos jogadores.

"Em França, a partir do dia 9 de junho, vamos estar no centro de estágios, recolhidos e longe tudo. É preciso gerir bem isso e é nisso que estamos a trabalhar e achamos que vamos consegui-lo. O que aprendi na Grécia é que é jogadores necessitam de ver as famílias, de estar com elas e partilhar com elas. É determinante. Cansa ver as mesmas caras todos os dias. É importante refrescar", explicou Fernando Santos.

Pela primeira vez, a seleção lusa vai preparar uma fase final na recentemente inaugurada Cidade do Futebol, em Oeiras, um cenário que ajuda "muito" na preparação para o próximo Campeonato da Europa.

"Não ganha jogos, mas vai ajudar muito. É muito diferente irmos treinar hoje num campo e amanhã noutro. As condições nunca são iguais. Agora somos um pouco clube. Aqui temos tudo, temos a nossa casa", disse.

Fernando Santos anuncia a 17 de maio, seis dias antes do início do estágio, os 23 jogadores convocados para a fase final do Euro2016, que vai decorrer em França, de 10 de junho a 10 de junho, com Portugal integrado no Grupo F, juntamente com Islândia, Áustria e Hungria.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.